Início arrow Festividades arrow Mãe Soberana
Turismo
Praias
Golfe
Património Cultural
Património Ambiental
Gastronomia
Alojamento
Restaurantes
Animação Nocturna
Festividades
Eventos
Feiras e Mercados
Loulé - Visita Virtual (PT)
Loulé - Visita Virtual (ENG)
Trânsito

Variante Norte de Loulé à EN270 e Conclusão da Variante à EN396 entre a Zona Industrial e a EN270

Desvio de trânsito no caminho de acesso à Igreja de Santa Luzia

No âmbito da empreitada em titulo, torna-se imprescindível proceder ao corte da estrada/caminho de Santa Luzia na intercepção com a Variante Norte de Loulé, com desvio do trânsito pelo acesso junto ao Pavilhão Gimnodesportivo, com alternativa de acesso pelo lado mais a Norte, a partir da estrada que liga a EN396 à EM525. Este desvio de trânsito torna-se necessário sensivelmente até ao final do Ano, altura em que será possível restabelecer os circuitos normais através da Passagem Superior prevista no local.

Reforma da Sinalização Turística e Rodoviária do Algarve


Utilidades
Farmácias de serviço:

Loulé
Farmácia Avenida
Avenida José Costa Mealha, Nº 109 - A
8100-500 Loulé
Tel: 289 46 21 64

Quarteira
Farmácia Maria Paula
Avenida Carlos Mota Pinto - Edifício Palmeira, Lj. 1
8125-201 Quarteira
Tel: 289 31 31 37

Vários:
 
Portal do Municípe
 
Estratégia de sustentabilidade
 
Consultas Online
 
 
Logotipo do PDM Loule - Consultar Ficheiros
 
Poupe Agua
 
Loulé - Visita Virtual
 
Site do Festival MED
 
Site da Noite Branca
 
 
Loulé Concelho Jovem
 
 
Projecto Educativo Municipal - Loulé Cidade Educativa
 
Mãe Soberana PDF Imprimir E-mail
O ano de 1553 ficou a ser considerado como a data oficial da edificação da ermida de Nossa Senhora da Piedade pela mão do serralheiro Bartolomeu Fernandes. Diz Pedro de Freitas(1) que as festas em honra da Mãe Soberana teriam iniciado também por esta altura. Quando, em 1890, se criou a freguesia de S. Sebastião, Nossa Senhora da Piedade passou a ficar na igreja de S. Francisco, alteração que trouxe alguns dissabores entre os fiéis defensores da sua permanência na matriz e na igreja dos franciscanos. Mas não querendo enveredar por estas polémicas, menores em relação à grande fé que os louletanos têm pela sua santa, sublinhamos que a festa grande é hoje e desde décadas, considerada como a maior manifestação de religiosidade a Sul do Tejo.

As fontes escritas acessíveis até hoje, não são claras e comprovativas de que, no ano de 1553, a construção e a festa tenham coincidido. Os historiadores têm vindo a considerar esta data porque os documentos falam, ora da primeira metade do séc. XVI, ora no ano da sua reconstrução em 1555 pelo já anteriormente nomeado serralheiro(2). Pinheiro e Rosa mostra-se mesmo bastante céptico quanto a esta questão das datas mas nas Visitações da Ordem da Santiago às Igrejas do Concelho de Loulé em 1565(3) pode-se ler que a ermida foi edificada em 1553, documentação a que, provavelmente, Pinheiro e Rosa não teve acesso. Neste documento, dizem os visitadores: "Achamos haverá doze anos que foy esta irmyda edificada de novo por Bartolomeu Fernandez, cerralheiro, a sua custa, e jaz nella enterrado, (Ordem de Santiago, livro 230, rolo 44, AN/TT, fl.145v.).

Ultrapassando questões de interpretação das fontes, que os investigadores colocam em relação à expressão edificada de novo, pois tal pode significar a construção de raiz ou a reconstrução, ficou assim definido que, 1553 é a "data oficial" da edificação da Ermida da Nossa Senhora da Piedade. Teriam surgido as festas religiosas em sua honra, em simultâneo? Provavelmente. É legítimo pensar que sim, na medida em que é a crença que leva à edificação de ermida e, por conseguinte, leva também à sua manifestação por várias formas, entre as quais as procissões. Porém, não com os rituais e costumes dos nossos dias. Talvez do mesmo modo como, no século XVI se faziam as procissões, fora e em roda da igreja, com velas acesas(4)… ou já com a "viagem" da Santa para a vila, para a igreja de S. Clemente, onde se procediam aos rituais eclesiásticos e populares, com retorno da Nossa Senhora à ermida …

O certo é que a Festa Pequena e a Festa Grande que hoje conhecemos é da Igreja e do Povo e que, a procissão, ao passar nas ruas da cidade deixa a marca da Fé, a emoção e o tremor dos lábios em oração, que tão bem a mão do pintor Carlos Porfírio transmitiu no quadro de inominável valor imagético dedicado à Mãe Soberana. Na "despedida" à cidade, pára em frente ao edifício dos Paços do Concelho, porque era aí, na Câmara, que se elegiam os mordomos da confraria de Nossa Senhora da Piedade e se nomeavam os homens que em cada ano transportariam o andor; porque se pretende sublinhar os laços eclesiásticos e laicos; porque se quer lembrar aos que tomam as rédeas ao poder local, a Piedade, a Honestidade, o Sofrimento enfim, a Humanidade.

(1) Quadros de Loulé Antigo, 2ª, Lx, 1980, p.159

(2) Pinheiro e Rosa, no antigo "História da Mãe Soberana", publicado na Agenda Cultural e Desportiva da Câmara Municipal de Loulé em Maio de 1992, diz que retirou a data de 1555do Guia de Portugal.

(3) Artigo publicado na revista Al-Ulyã, nº 8, 2002, da autoria de Luísa Fernanda Guerreiro Martins e Padre João Coelho Cabanita.

(4) Revista Al-Ulyã, nº 7, A .H. M. L., 1999/00, "A confraria do Santíssimo Sacramento de Salir (1550)", Luísa Fernanda Guerreiro Martins, p. 187 - 217. Esta hipótese poderá ficar ainda mais vinculativa caso se comprova que terá existido uma Via Sacra no exterior da ermida.
Texto: Luísa Martins, Arquivo Histórico
Última actualização ( Segunda, 11 Setembro 2006 )
Agenda

McCoy Tyner - Allgarve´10
Sábado, 31 Julho 2010
Local: Monumento Eng.º Duarte Pacheco - Loulé


Manjares Serranos e Festival de Folclore
De Sábado, 07 Agosto 2010 a Domingo, 08 Agosto 2010
Local: Cortelha


Colbie Caillat - Allgarve´10
Sábado, 07 Agosto 2010
Local: Monumento Engº Duarte Pacheco - Loulé


10º Vale de Lobo Grand Champions
De Terça, 10 Agosto 2010 a Sexta, 13 Agosto 2010
Local: Vale do Lobo


Nouvelle Vague - Allgarve´10
Quinta, 12 Agosto 2010

Local: Oceânico Victoria Golf Course - Vilamoura


Meteorologia
Sábado, 31 Julho 2010

limpo, 28º C

Màxima: 29º C
Mínima: 21º C