Município de Loulé - Câmara Municipal de Loulé

Iniciativas

Cidade_Europeia_do_Desportomedlogo_cine-teatroMACIDADE_EDUCADORApromo_1arubotao_sitebotao_ferias_para_todos_2015op14

Colecção Visitável do Esparto

Este espaço museológico localiza-se numa das entradas da aldeia de Alte e insere-se num espaço, conhecido como Casa Memória d’Alte, que engloba várias valências. É um ponto de apoio aos visitantes que se dirigem à aldeia de Alte e necessitam de informações, funcionando nele o Posto de Turismo. Neste existe uma variada gama de produtos de artesanato local, para venda.

 

A colecção visitável do Esparto permite conhecer o modo como as populações trabalhavam a palmeira anã para a transformação do esparto. Demolhado nas levadas da ribeira e enxuto nas suas margens, o esparto era depois pisado nas ruas e largos da aldeia, sobretudo nas Rua dos Pisadoiros. Seguidamente era feita uma fina baracinha da qual se faziam objectos funcionais para o uso quotidiano (ceirões, cabos, sacos de rede, alcofas, tapetes, entre outros), comerciados em Alte, Benafim e Loulé. O conjunto de alfaias industriais e as fotografias testemunham uma época de duro labor.

 

Pela Divisão de Turismo (responsável pela gestão do espaço) foi criado o “Caminho do Esparto”, uma visita pela aldeia de Alte que pretende visitar locais que marcaram a história da população local.

Este espaço foi inaugurado a 23 Abril de 1995, mas iniciou o seu funcionamento regular em Julho de 1997.



Horário:

Segunda a Sexta

9h às 12h30 e 14h às 17h30

 

Contactos:

Marcações para visitas orientadas: 289478666

Registe-se na nossa newsletter

AGENDA

    PUBLICAÇÔES