Município de Loulé - Câmara Municipal de Loulé

Iniciativas

Cidade_Europeia_do_Desportomedlogo_cine-teatroMACIDADE_EDUCADORApromo_1arubotao_sitebotao_ferias_para_todos_2015op14

Praia do Ancão

Praia do Ancão

Área de uso balnear: 1500m



A Praia do Ancão situa-se no extremo Poente do sistema lagunar da Ria Formosa, na zona limite do Parque Natural. É a praia mais isolada do Concelho, apresentando um amplo areal no sentido longitudinal com zonas propícias a uma maior privacidade. Esta praia é envolvida por um extenso cordão de dunas associado a uma zona húmida com características de sapal, a Nascente. Principalmente na maré-cheia, são notórias as áreas alagadiças que se encharcam, cobertas pela típica vegetação de sapal. Para trás fica o bosque de pinheiros mansos que coroa as arribas baixas de cores rubras, onde se avistam frequentemente coelhos e as inconfundíveis pegas-azuis. A tranquilidade e a riqueza da fauna e flora também convidam a longos passeios de descontracção, sendo possível apreciar uma grande diversidade de espécies características de zonas dunares, de sapal e da orla litoral.

A praia é vigiada e concessionada, tem aluguer de toldos e desportos náuticos não motorizados. Os apoios de praia existentes, bem integrados na paisagem, possuem valências de bar/restaurante e serviços complementares. Os quatro acessos ao areal são efectuados através de passadeiras em madeira que servem simultaneamente as referidas infraestruturas de apoio.

Nota: Circule pelos passadiços de modo a contribuir para a preservação do sistema dunar.

Acesso Viário: Alcatroado a partir de Escanxinas. Estrada entre Quarteira e Almancil; ou de Almancil seguindo na direcção do Clube do Ancão durante cerca de 6km. Atravessar o empreendimento turístico e depois iniciar um percurso viário em terra batida com cerca de 2km e com sentido único até à praia.

Estacionamento: Aleatório e amplo em 3 parques não pavimentados.

Acesso ao Areal: Passadeiras com escada.

Registe-se na nossa newsletter

AGENDA

PUBLICAÇÔES