Município de Loulé - Câmara Municipal de Loulé

> Home

Iniciativas

Cidade_Europeia_do_Desportobotao_NATALlogo_cine-teatromedMACIDADE_EDUCADORApromo_1aruop14

Biblioteca Municipal

Em 27 de Outubro de 1960, com a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian teve início a Biblioteca Municipal de Loulé. Após a sua fundação, a Biblioteca passou por várias instalações, até se situar em definitivo a 29 de Dezembro de 2001, na Rua José Afonso.
 
O novo edifício foi financiado em 50% pela Câmara Municipal de Loulé e os restantes 50% pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.
 
Com a inauguração do edifício, a Biblioteca passou a ter também uma patrona, chamando-se a partir dessa altura Biblioteca Municipal de Loulé Sophia de Mello Breyner, com o objectivo de homenagear a grande escritora e perpetuar o seu nome num edifício de grande valor cultural.
 
Com a mudança para as instalações definitivas, a autarquia de Loulé procedeu à aquisição de diversos documentos, destinados a um fundo mínimo inicial, constituído por 37 mil documentos, assim distribuídos: 10 mil livros para o sector infantil, 24 mil livros para o sector de adultos, e ainda 3 mil documentos audiovisuais que incluem CD's, DVD's, e VHS's. Este fundo tem vindo a aumentar essencialmente através da aquisição de novidades editoriais e tendo em consideração as sugestões e necessidades dos leitores.


A Biblioteca ocupa uma área de 3500 m2 que integra os seguintes espaços públicos:

R/ Chão:

-Recepção onde é efectuado o tratamento informático das obras para empréstimo domiciliário, assim como a devolução das mesmas. Neste local podem também ser feitas sugestões à Biblioteca ou pedidos de informação acerca das condições de funcionamento da mesma;

-Serviço de Fotocópias e Impressões, a Biblioteca disponibiliza uma fotocopiadora a cores e a preto e branco em regime de self-service, assim como uma impressora, para ser utilizada segundo as normas de utilização da Biblioteca;

-Sala Polivalente, com capacidade para 100 lugares sentados, destinada a conferências, visionamento de filmes, colóquios, recitais e variadíssimos eventos de teor diversificado;

- Espaço de leitura de periódicos onde é possível consultar jornais diários, regionais e locais assim como revistas de diversas áreas

- Sector de Audiovisuais composto por sete postos de acesso à Internet e pesquisa no catálogo da Biblioteca, local para visionamento de VHS’s e DVD’s de ficção e musicais, assim como vários espaços destinados à audição de música de diversos países, épocas, estilos e idades.

-Bar


 

1º Piso:

- Sector de Adultos composto por um variadíssimo leque de opções de monografias organizadas de acordo com a Classificação Decimal Universal - CDU por: Obras Gerais e de Referência; Filosofia; Religião e Teologia; Ciências Sociais; Matemática e Ciências Naturais; Ciências Aplicadas, Medicina e Tecnologia; Arte e Desporto; Língua, Linguística e Literatura; Geografia, Biografia e História; Fundo Local. Para além das monografias é também possível encontrar documentários em VHS's e DVD's para além de vários CD-Rom's. Neste sector também existem quatro postos de acesso à Internet e pesquisa no catálogo da Biblioteca.

- Sector Infanto-Juvenil composto por quatro postos de acesso à Internet e pesquisa no catálogo da Biblioteca, para além de um variadíssimo leque de opções de monografias organizadas também de acordo com a Classificação Decimal Universal. Este sector conta ainda com um Atelier de Expressão plástica e com uma sala destinada à Hora do Conto e outras actividades lúdicas.
 
Nos sectores Audiovisuais, Adultos e Infanto-Juvenil o material pode ser consultado quer presencialmente, quer através da consulta domiciliária onde é obrigatório o Cartão de Leitor.
 
O acesso às estantes é livre e as obras consultadas deverão ser deixadas sobre as mesas. As obras assinaladas com a letra R ou com o número 03 na lombada, tal como as publicações periódicas, não podem ser requisitadas para empréstimo domiciliário.

 

Para o Cartão de Leitor são necessários alguns pré-requisitos como: residir, trabalhar ou estudar no concelho de Loulé; apresentação da identificação e comprovativos das condições requeridas anteriormente; e autorização dos Encarregados de Educação no caso de serem menores de 14 anos.
Com o cartão leitor poderá requisitar os documentos de acordo com as seguintes regras: 4 livros no prazo de 15 dias, 2 Cd's áudio no prazo de 5 dias; 2 DVD ou VHS no prazo de 5 dias, 2 CD'-Rom ou DVD's Rom num prazo de 5 dias.

 

A Biblioteca pretende ser um espaço dinâmico, cultural e interventivo ao serviço da população, proporcionando uma relação mais próxima com o objecto livro ou com o restante material que é possível consultar na Biblioteca. Assim, cada vez mais leitores procuram a Biblioteca como um espaço de lazer e de cultura para os seus tempos livres.
 
Nas actividades desenvolvidas pela Extensão Cultural da Biblioteca encontram-se várias e diversificadas actividades como: recitais de poesia, comemorações de dias especiais, apresentações de livros, encontros com escritores e ilustradores, animação do livro e da leitura, ateliers de expressão plástica, acções de formação e workshops de diversas áreas.

 

Para divulgação das actividades existentes na Biblioteca, ou das actividades em que ela participa é publicado mensalmente um Boletim Informativo, onde também são enumeradas algumas das novidades adquiridas pela Biblioteca.
 
Se ainda não visitou a Biblioteca Municipal de Loulé Sophia de Mello Breyner aproveite para o fazer nos seguintes horários:


Horário de Inverno (15 de Setembro a 15 de Junho)

2ª feira - 14h00 às 19h00

3ª a 6ª feira - 9h30 às 19h00

Sábado - 14h30 às 18h00

Horário de Verão ( 16 de Junho a 14 de Setembro)

2ª a 6ª feira - 9h30 às 19h00

Registe-se na nossa newsletter

AGENDA

PUBLICAÇÔES