Município de Loulé - Câmara Municipal de Loulé

Iniciativas

botao_-_25abrillogo_cine-teatroMAmedCIDADE_EDUCADORACEDpromo_1op14

Refeitório Social

O Refeitório Social é uma valência que surgiu de uma parceria entre a Câmara Municipal de Loulé, o Centro Paroquial de Loulé e a Santa Casa da Misericórdia de Loulé e outros parceiros sociais.

O local de funcionamento, é na sede do Centro Paroquial de Loulé e teve início em 1 de Fevereiro do presente ano.

A Santa Casa da Misericórdia de Loulé, fornece diariamente cerca de 30 refeições, para uma média diária de 30 utentes.

O objectivo do Refeitório Social é proporcionar á população carenciada e em situação de pobreza extrema, respostas ao nível de bens de primeira necessidade, alimentação.

Para o ingresso no Refeitório Social, é analisada toda a situação económica, social e familiar do agregado e/ou indivíduo, sendo que o rendimento per capita não poderá exceder os 100,00€, a não ser em situação de justificada e grave necessidade.

Com a actual conjuntura económica tem vindo a notar-se um agravamento das situações de pobreza e vulnerabilidade e foi por esse motivo que os parceiros sociais diligenciaram no sentido de proporcionar à população alguma qualidade de vida, satisfazendo as necessidades básicas.

Considerando a caracterização sócio – económica dos beneficiários do projecto e de alguns agregados familiares, são na sua maioria população do sexo masculino, com problemas de alcoolismo e toxicodependência e estão na sua maioria desempregados.

É de referir que este serviço fornece apenas o almoço, contudo uma vez  que existe frequentemente donativos de outras Entidades e Instituições sociais, as refeições são canalizadas para take away, por forma a garantir o jantar desses utentes e por vezes também canalizadas para outras pessoas com dificuldades económicas, que usufruem de Apoio Alimentar.

AGENDA

Publicações