+ INICIATIVA - FORMAR, QUALIFICAR , PROMOVER A INICIATIVA ECONÓMICA
A criação e consolidação de actividades económicas que respondam a necessidades de prestação de serviços e de fornecimento de produtos, que criem emprego, que potenciem a utilização e valorização de recursos humanos e materiais, impõem no momento presente, um esforço de cooperação e iniciativa entre todos.
A Carta das Cidades Educadoras consagra como um dos seus princípios, o desenvolvimento de politicas promotoras da qualificação das pessoas e a criação de emprego - “as cidades deverão definir estratégias de formação que tenham em conta a procura social e colaborar com as organizações sindicais e empresas na criação de postos de trabalho e de actividades formativas de carácter formal e não formal, sempre ao longo da vida”.
O desenvolvimento deste trabalho requer trabalho em parceria, e em momento de escassez de recursos económicos a criação de sinergias capazes de mobilizar e articular disponibilidades.
A Câmara Municipal de Loulé, o IEFP - Centro de Emprego de Loulé, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, o NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve, o IAPMEI -Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação e a Direcção Regional de Educação do Algarve, contando ainda com a colaboração de outras entidades, tem vindo em parceria a realizar o + INICIATIVA, abordando temáticas como: Emprego e Empreendedorismo, Orientação e Formação Profissional.
No dia 12 de Abril, as instalações do NERA, acolheram sessões de apresentação de programas e workshops, dirigidos a desempregados à procura de emprego (elaboração de currículos e a atitude na apresentação em entrevistas) e de apoio à criação de actividades económicas, destinadas a empreendedores e empresários, com apresentação de programas de financiamento, e balcões de atendimento de diversas entidades para esclarecimento de dúvidas.
Nos dias 26 e 27 de Abril, em Quarteira e Loulé, respectivamente, a temática dos workshops centrou-se: na apresentação dos Estágios Profissionais, condições para a candidatura ao programa de estágios profissionais; no Kit Europass que pretende ajudar os cidadãos a transmitir as suas qualificações e competências de forma eficaz, apoiar as pessoas de diferentes formações e experiências na procura de oportunidades de aprendizagem e de emprego em toda a Europa e facilitar a ligação ao mercado de trabalho e; Rede Eures apresentando as condições que os cidadãos devem ter em atenção quando pretendem estudar ou trabalhar fora de Portugal.
No final de Maio e início de Junho, no âmbito do + INICIATIVA, terão lugar um conjunto de encontros centrados na oportunidade de criação de actividades económicas e emprego a partir dos recursos do território e de ideias de projecto. Esta iniciativa contará, entre outras entidades com a parceria do CRIA - Universidade do Algarve.