Jornadas Europeias do Património 2012: Loulé assinala efeméride com atividades

07 de setembro 2012

À semelhança do que tem acontecido em anos transatos, a Câmara Municipal de Loulé associa-se às Jornadas Europeias do Património, iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, que tem por objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do Património.

Subordinado ao tema “O Futuro da Memória”, os responsáveis das Jornadas Europeias do Património de 2012 pretendem promover a aproximação do público ao património cultural, realçando a sua importância enquanto memória e documento da história e do desenvolvimento das sociedades e também o seu papel para a construção do futuro.

Neste âmbito, o Arquivo Municipal de Loulé vai realizar duas iniciativas, no próximo dia 28 de setembro. Pelas 10h30, o público em geral é convidado a participar numa visita orientada a documentos curiosos que existem neste Arquivo. É necessária marcação prévia através do telefone 289 400 804 ou arquivo.municipal@cm-loule.pt

A partir das 15h00, realiza-se uma Oficina Pedagógica sobre Leitura Paleográfica, sendo também necessária marcação prévia.

Já no dia 29 de setembro, sábado, pelas 10h00, a Divisão de Cultura e Museus reedita as visitas guiadas ao Cemitério de Loulé. Sob a temática “Lugar de Culto e de Cultura”, Luísa Martins e Luís Guerreiro, ambos investigadores da Histórica Local, voltam a desvendar alguns mistérios patrimoniais adormecidos no Cemitério de Loulé. Os interessados em participar nesta ação deverão inscrever-se através do telefone 289 400 611 ou dcm@cm-loule.pt