Festa das Chouriças em Querença promove gastronomia da região

10 de janeiro 2014

Querença volta a ser palco da já tradicional Festa das Chouriças em honra de S. Luis, no próximo dia 19 de janeiro, domingo, naquele que é um dos mais importantes eventos gastronómicos do interior algarvio.

A Festa terá início no sábado, dia 18, com uma Noite de Fados, que decorrerá na Casa do Povo de Querença, a partir das 21h00. Subirão ao palco três jovens talentos do Concelho de Loulé, com origem e raízes no território desta União de Freguesias. São eles André Catarino, César Matoso e Sara Paixão, acompanhados pelos músicos Raimundo Seixas e Cláudio Sousa.

Já no domingo, dia 19, a partir das 11h00 e durante a tarde, os visitantes poderão degustar a chouriça assada nos vários estabelecimentos de Querença, alguns localizados no Largo da Igreja.

A celebração religiosa terá início às 1500, com a missa na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, presidida pelo Padre Carlos Matos, à qual se seguirá a procissão solene com a imagem de S Luis.

Pelas 16h30 terá início um dos momentos altos da festa, o habitual e sempre animado leilão de chouriças, onde o público em geral poderá participar e adquirir a rainha da festa, a chouriça.

Haverá ainda, a partir das 10h00, uma exposição e venda de artesanato e produtos locais, representativos da região.

Esta festa tradicional em louvor de S. Luís, Santo Protetor dos animais, é uma das principais atrações turísticas do Concelho de Loulé, que alia a gastronomia a uma forte componente religiosa, em que as tradições do Algarve rural estão bem presentes.

As raízes deste evento remontam a uma época em que, no interior algarvio, as famílias tinham o hábito de criar o seu porco para sustento ao longo do ano. Era igualmente tradição pedir a São Luis, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco, para garantir a alimentação do agregado familiar. Em forma de gratidão as famílias ofereciam ao Santo Protetor as melhores chouriças caseiras.

Esta é uma iniciativa promovida pela Comissão de Festas da Paróquia, com o apoio da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, da Câmara Municipal de Loulé e da Casa do Povo de Querença.

A entrada é livre.