Petiscos animam Dia do Pescador em Quarteira

Petiscos animam  Dia do Pescador em Quarteira

26 de maio 2014

As comemorações do Dia do Pescador em Quarteira decorrem de 30 de maio a 1 de junho, com um programa de animação que pretende homenagear a comunidade piscatória quarteirense e promover uma das principais atividades económicas desta cidade.

A gastronomia será uma das principais componentes destas festividades. Assim, durante os três dias, o visitante poderá apreciar alguns dos típicos pratos de peixe, molúsculos ou marisco no espaço dos Petiscos do Pescador, instalado na Praça do Mar. Os petiscos serão confecionados por famílias de pescadores de Quarteira.

A tradicional lavada ou arte de arrastar para terra, que tem lugar no dia 31, pelas 18h00, na Praia de Quarteira, é um dos cartazes turísticos destas celebrações. Toda a população é convidada a participar no “puxar a rede” para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado.

O Dia do Pescador contará ainda com um programa musical, com as atuações de Claudisabel (21h30), a 30 de maio, do fadista André Catarino (21h00) e Tony das Favelas (22h30), a 31 de maio, e Jéssica Portugal (21h30), a 1 de junho. Nestor e Nuno animarão o recinto, diariamente, às 18h00, nos três dias de festividades. Os concertos têm lugar na Praça do Mar e a entrada é livre.

Esta é uma iniciativa da QUARPESCA – Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira.