Turismo Criativo: Batida Fotográfica "Loulé por Revelar"

Turismo Criativo: Batida Fotográfica 'Loulé por Revelar'

11 de junho 2014

Nos dias 13 e 14 de junho realiza-se em Loulé a iniciativa Turismo Criativo. Numa organização conjunta entre a Câmara Municipal e a ProActiveTur, haverá palestras, workshops, experiências criativas e conversas em torno da designada “nova geração de turismo”. Pretende-se, assim, que haja uma participação ativa na cultura, nas tradições, no modo de vida local, incorporando a identidade dos lugares.

A Equipa de Projeto de Intervenção Cultural e Promoção da Cidadania da Câmara Municipal colabora nesta iniciativa juntamente com o fotógrafo Luís da Cruz que será o coordenador de uma Batida Fotográfica intitulada “Loulé por revelar” que pretende mostrar e captar imagens de espaços inusitados da Zona Histórica da cidade. Esta atividade realiza-se no sábado, 14 de junho, entre as 10h00 e as 12h30, com início no Castelo, seguindo depois por outros locais.

Recorde-se que esta ação é organizada por ProactiveTur – Turismo Responsável em parceria com a Câmara Municipal de Loulé como entidade promotora.

Neste período há ainda outras demonstrações de experiências criativas (ver programa completo), oficinas de pasta de amêndoa, de brinquedos tradicionais em cana e de retrosaria, um roteiro com um workshop fotográfico, um passeio com o amola-tesouras e termina com uma refeição resultado da oficina de confeção de papas de milho entre todos os participantes.

A abertura da iniciativa é feita com a palestra “Como construir programas de turismo criativo e potenciar ofertas em rede”, por Caroline Couret (Coordenadora da Rede Internacional “Creative Tourism Network”) que se realiza no dia 13 de junho, pelas 21h00, no edifício Engº Duarte Pacheco (em frente à Câmara Municipal), seguida de um debate e troca de ideias.

A participação nestas atividades é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia num formulário online. Esta é uma iniciativa que conta com o envolvimento de vários agentes locais, incluindo lojas, empresas, comerciantes, artistas, artesãos, instituições culturais, entre outros.

Refira-se que Turismo Criativo é um novo segmento chamado de “a nova geração de turismo” que está a crescer significativamente pelo mundo inteiro e em que os turistas procuram participar ativamente na cultura, tradições e modo de vida dos residentes, em interação com as gentes e o carácter singular de um lugar.

Mais informações:

www.cm-loule.pt