“Passeio das Dunas”: Obras de Requalificação Urbanística da Zona Costeira Poente de Quarteira-Vilamoura arrancam quarta-feira

Obras Municipais

22 de setembro 2014

É assinado na próxima quarta-feira, 24 de setembro, pelas 11h00, no Centro Autárquico de Quarteira, o auto de consignação da empreitada “Requalificação Urbanística da Zona Costeira Poente de Quarteira-Vilamoura”, mais conhecida por “Passeio das Dunas”, um dos mais importantes projetos de reabilitação urbana previsto para o Concelho de Loulé.

O executivo municipal e os técnicos responsáveis pelos trabalhos irão de seguida realizar uma visita ao local para acompanhar o arranque da obra.

Com esta intervenção, realizada em 17,7 hectares, pretende-se criar um passeio marginal que ligue Quarteira a Vilamoura, com a criação de espaços verdes, privilegiando a circulação pedonal e de ciclistas, criando espaços de lazer, valorizando e reabilitando o contacto com o mar e funcionando como um novo ponto de atração, tendo presente a envolvente construída e em construção e a valorização do acesso às praias com as quais confina a sul, e que constituem o principal “espaço lazer” destas zonas.

A zona de requalificação desenvolve-se entre a Rua da Armação, em Quarteira, e a frente do Hotel Crowne Plaza (ex-Hotel Atlantis), sendo delimitada a sul pelas praias e pelo Porto de Pesca de Quarteira e a norte pela Vala Real, e prevê a resolução do problema da Vala Real, com a sua cobertura parcial.

Com esta intervenção procura-se, fundamentalmente, alterar o carácter da zona, promovendo um local atualmente vago, terra de ninguém a um espaço público requalificado, passível de viver por ele mesmo como fonte de energia requalificadora, mas que seja também pólo promotor de fluxos entre as diversas zonas urbanas e as praias.

Os trabalhos terão uma duração de 13 meses.