Palácio da Fonte da Pipa recebe Exposição de José de Guimarães

29 de junho 2010

É inaugurada na próxima sexta-feira, 2 de Julho, pelas 18h00, no Palácio da Fonte da Pipa, em Loulé, a Exposição “Negreiros e Guaranis”, patente ao público até 2 de Outubro e integrada no “Allgarve’10”. Esta é a mais extensa exposição de José de Guimarães no Algarve e foi especificamente concebida para o magnífico espaço do Palácio da Fonte da Pipa. Articulando as obras da autoria do artista com peças da sua colecção de arte primitiva africana, esta exposição põe ênfase na circulação formal e conceptual que, desde o início do percurso de José de Guimarães, se estabelece entre o seu trabalho e a arte africana. Esta matriz é essencial para uma compreensão profunda da natureza nómada, porosa e mestiça do pensamento absolutamente contemporâneo proposto pela obra de José de Guimarães. Apresentando um importante conjunto de obras inéditas e prolongando-se, em termos espaciais, à Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, também em Loulé, “Negreiros e Guaranis” convida os visitantes a respirar a obra de José de Guimarães, uma obra nómada onde se pode sentir a ligação e fluxo entre culturas tão diferentes como a arte primitiva, africana e sul-americana, em sintonia com os espaços únicos que acolhem esta exposição. Esta Exposição tem curadoria de Nuno Faria, coordenador de Arte do programa “Allgarve’10”, em parceria com a Câmara Municipal de Loulé.