Site Autárquico Loulé

"Objetos com história"

Há objetos que marcam épocas.

Há objetos que identificam as funções, as pessoas e o quotidiano de outrora das repartições da Câmara Municipal de Loulé. Falam da história da instituição, reavivem memórias dos que lidavam diariamente com esses objetos e transportam os mais novos para uma realidade que lhes é desconhecida.

Há objetos que soam a outros tempos, são emissários de boas recordações. O testemunho de Dª Mimi (Maria Celina Fernandes, antiga funcionária da Câmara Municipal) alude a isso: “adorava escrever à máquina”. Para outras antigas funcionárias ficaram lembranças que retratam sobretudo o ambiente de trabalho que recordam com saudade. Nas palavras de Dª Milu (Maria Lurdes Sousa) “fomos sempre uma família”.

O conjunto de objetos que ora apresentamos, datados desde os anos 60 do século XX, resultou de uma recolha junto dos serviços camarários. Incidem nas áreas do apoio administrativo, da comunicação e da informática.

Apesar de obsoletos, são parte da história da autarquia. O passado administrativo, de que fazem parte os procedimentos e as decisões, foi assegurado por estes objetos. O Arquivo Municipal, conhecedor de que o passado não se revela em todas as linhas e entrelinhas dos seus documentos gráficos, destaca a importância destas peças que ampliam o conhecimento acerca da instituição Câmara Municipal de Loulé porque nos contam estórias e hoje são objetos com história.

 

A exposição estará patente até 30 de abril de 2019.