Site Autárquico Loulé

Cuidados Rodoviários

O respeito pelas regras de trânsito e segurança podem evitar acidentes que podem ser graves.

Quando andares na rua deves seguir os seguintes conselhos:

  • Deves andar sempre no passeio, evitando a sua beira do passeio porque podes cair.
  • No passeio deverás caminhar ao centro para evitar ser surpreendido por automóveis a sair de garagens ou portas a abrir. Lembra-te da importância de veres e de ser visto.
  • No caso de não existir passeio desloca-te no lado esquerdo da estrada, de forma a caminhares sempre de frente para os veículos.
  • Se eventualmente tiveres de andar na rua à noite deverás aumentar a tua atenção. Deverás vestir roupas claras e se possível utilizar materiais retro-reflectores.

Existem locais considerados seguros para se atravessar, esses locais são as passadeiras, passagens aéreas e passagens subterrâneas.

 

Na presença de sinais luminosos, só avanças quando o sinal estiver verde. Se por alguma razão não existirem sinais luminosos escolhe um sítio seguro onde exista boa visibilidade tanto da tua parte como da dos condutores.

Independentemente da situação em que te encontras antes de atravessares a rua deves mostrar aos condutores o que pretendes fazer, mesmo que julgues que não há perigo. Pára e olha para a direita e para esquerda durante alguns segundos só depois deves atravessar rapidamente mas sem correr, com a certeza que é seguro.