Site Autárquico Loulé

Cuidados na Escola em caso de Incêndio e Sismo

A tua escola deverá ter um plano de emergência, que todos os alunos, professores e funcionários deverão conhecer, para que no caso de uma situação de emergência todos consigam sair da escola em segurança. Normalmente, as situações que obrigam à evacuação da escola são os incêndios e os sismos

Os planos de emergência devem ser treinados muitas vezes, para que todos conheçam as várias saídas da escola e o percurso para a evacuação que deverão fazer no caso de uma emergência, para que ninguém se perca e todos consigam sair rapidamente para o Ponto de Encontro.

Na escola existem regras de evacuação que deves seguir.

O sinal de alarme é um sinal sonoro que todos devem conhecer. Se houver uma situação de emergência e o alarme tocar, tem de começar a evacuação da escola.

Não te preocupes com o material escolar, deixa-o ficar onde estiver.

Todos os alunos devem sair em fila indiana, sem corridas, mas a passo rápido e encostados à parede. Poderá ser um aluno a ir no início da fila (chefe de fila) previamente escolhido pelo professor. No fim da fila deve ir o professor (cerra fila), que fecha a porta da sala e verifica se não ficou ninguém para trás.

Junto às escadas e saídas deve estar sempre um sinaleiro que te vai indicar qual o melhor caminho a seguir. Segue sempre as suas instruções.

Todas as escolas devem ter um Ponto de Encontro já combinado antes. Em caso de evacuação é para lá que todos devem ir.

Não deves sair desse local, seja por que motivo for, até te serem dadas novas indicações pelo teu professor ou pela direcção escola.

 

Em caso de sismo

Treina as atitudes de auto-protecção. Lembra-te sempre destas 3 palavras-chave. Agachar, Proteger e Agarrar.

Se não existirem mesas para te protegeres, senta-te junto a uma parede interior, longe de janelas e móveis. Conta com a ocorrência de possíveis réplicas.