Site Autárquico Loulé

Biblioteca Municipal de Loulé

O edifício da Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen é constituído por Cave, Rés-do-Chão e 1º Piso. Na Cave funcionam as zonas de depósito; no Rés-do-Chão, encontra-se a Recepção, o Serviço de Fotocópias e Impressões, a Sala Polivalente e Átrio, o Espaço de leitura de periódicos, o Sector de Audiovisuais, o Bar, a Sala de Tratamento e os Gabinetes (Área de acesso reservado). No 1º piso, temos o Sector de Adultos, o Sector Infanto-Juvenil e o Atelier de expressão plástica.

  • Recepção: é o espaço onde é criado o Cartão de Leitor, onde se realizam os empréstimos de documentos, as devolução e as reservas.  
  • Serviço de Fotocópias e Impressões: a Biblioteca disponibiliza uma fotocopiadora a cores e a preto e branco em regime de auto-serviço, assim como uma impressora, para ser utilizada segundo as normas definidas na Biblioteca; 
  • Sala Polivalente: com capacidade para 100 lugares sentados, a Sala Polivalente é o local onde têm lugar recitais, apresentações de livros, conferências, visionamento de filmes, etc. Este espaço é também cedido a outras entidades, de acordo com as normas da Instituição. Esta sala dispõe de equipamento de som, leitor de DVD, de cassetes áudio e vídeo, ecrã gigante, retroprojector, projector de slides, videoprojector, 3 microfones de mesa fixos, 3 microfones móveis, 2 microfones de lapela, 4 tripés de mesa, 2 tripés altos e 1 computador.
  • Átrio: local onde se faz a divulgação cultural através de painéis informativos, pequenas exposições e destaques de fundo documental que funcionam como sugestões de leitura. 
  • Espaço de Leitura de Periódicos: onde é possível consultar jornais diários, regionais e locais, assim como revistas de diversas áreas, englobando cerca de 50 títulos. 
  • Sector de Audiovisuais composto por sete postos de acesso à Internet e pesquisa no catálogo da Biblioteca, local para visionamento de VHS’s e DVD’s de ficção e não ficção, assim como vários espaços destinados à audição de música de diversos países, épocas, estilos e idades. 
  • Bar: espaço com vários lugares sentados ao balcão, onde se podem fazer refeições ligeiras. 
  • Sala de Tratamento: composta por oito computadores e outro material informático e técnico.

    Nesta sala, realiza-se uma série de procedimentos da Cadeia Documental:
    1. Selecção;
    2. Aquisição;
    3. Carimbagem;
    4. Registo de Monografias ou Registo de Material Não Livro;
    5. Etiquetagem com fitas magnéticas e alarmes antifurto;
    6. Catalogação – onde se utilizam como ferramentas para a catalogação as RPC – Regras Portuguesas de Catalogação, Manual de Unimarc, ISBD(s),  ISBD(NBM) e ISBD(ER).
    7. Colagem de cotas e etiquetas com os números de registo.

 

1º Piso:

  • Sector de Adultos composto por um variadíssimo leque de opções de monografias organizadas de acordo com a Classificação Decimal Universal - CDU. Também é possível encontrar documentários em VHS's e DVD's para além de vários CD-Rom's. Neste sector existem 6 postos de consulta à Internet.
  • Sector Infanto-Juvenil composto por duas áreas: uma infantil e uma juvenil. Para além das monografias, podemos encontrar CD-Rom’s, VHS’s e DVD’s. Neste sector existem 4 postos de consulta à Internet, que se destinam a crianças e jovens até aos 14 anos inclusive.

Existe ainda um Atelier de Expressão Plástica, onde se realizam actividades destinadas aos mais pequenos como por exemplo Hora do Conto ou outras actividades lúdicas.


Actualmente esta instituição funciona no seguinte horário:

Horário de Inverno
(15 de Setembro a 15 de Junho)

Horário de Verão
(16 de Junho a 14 de Setembro)

  • segunda-feira das 14h30 às 19h00;
  • terça a sexta-feira das 9h30 às 19h00;
  • sábado das 10h00 às 17h30.
  • segunda a sexta-feira das 9h30 às 19h00.

Biblioteca Municipal de Loulé

Rua José Afonso, s/n

8100-593 Loulé

Tel. 289400850

Documentos para Download