Site Autárquico Loulé

Antas - Ameixial

Na Freguesia do Ameixial podem ser visitados dois monumentos megalíticos. São monumento funerários (dedicados ao culto dos mortos) construídos com elementos de pedra de grandes dimensões. Não se trata de sepulcros individuais, mas sim colectivos, que se pensa servirem uma comunidade. Este tipo de monumentos generalizou-se a partir do período neolítico, época em que as populações se sedentarizam, demonstrando a grande importância que a morte assumia para estas sociedades. Os monumentos pertencentes à Freguesia do Ameixial inserem-se num conjunto mais vasto de monumentos deste tipo, que se estende aos concelhos de Tavira e Alcoutim. O megalitismo pode assumir várias formas, desde o simples menir (podemos apreciar um exemplar no Centro Interpretativo de Arqueologia de Salir) até formas mais complexas como antas (ou dólmen) e tholoi.

As antas caracterizam-se por possuir uma pedra de grande dimensão (conhecida como chapéu) colocada horizontalmente sobre um conjunto de pedras colocadas na vertical (denominadas esteios), formando uma área fechada designada por câmara funerária. Muitas vezes existe um corredor de acesso à câmara funerária, o qual é formado por esteios de menor dimensão. Originalmente esta estrutura seria coberta por uma grande quantidade de terra e pedras, a qual se designa por mamoa ou tumulus.

Os tholoi (cujo singular é tholos) são monumentos que se distinguem das antas pelo facto de a sua câmara funerária ser construída com elementos de menor dimensão que nas antas, sendo a cobertura não um bloco sólido, mas sim um conjunto de pequenas lajes parcialmente sobrepostas, formando uma falsa cúpula.

O monumento conhecido por Pedra do Alagar encontra-se localizado no topo de uma pequena elevação a norte da povoação da Corte do Ouro. Da construção original podemos ver ainda quatro esteios, que fariam parte da câmara funerária desta anta, os quais se encontram ainda no seu local primitivo. São igualmente bem visíveis restos da mamoa, embora esta se encontre bastante destruída. Encontram-se também nas redondezas alguns elementos de pedra que poderão ter feito parte desta anta, mas que hoje se encontram fragmentados.

O monumento megalítico da Cumeada (também conhecido por Beringel) localiza-se a meia encosta, a sudeste da povoação da Corte do Ouro. Este monumento deverá corresponder a uma estrutura de tholos. Podemos ver que mantém ainda os onze esteios na sua câmara, número que, segundo o arqueólogo Victor Gonçalves, será excessivo para uma anta e mais de acordo com um tholos. Ainda é possível observar o seu corredor, virado a Este que, embora muito danificado, conserva oito esteios de cada lado.