Site Autárquico Loulé

Fauna da Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola

Ao longo da ribeira, nas zonas que mantêm água todo o ano, podem-se observar algumas espécies aquáticas como rãs (Rana spp), cágados (Emys orbicularis, Mauremys leprosa), várias espécies de peixes, para além de alguns anfíbios, tais como salamandras, tritões e sapos (Bufo bufo).

 

Periodicamente têm sido observados neste local vestígios da presença de Lontras (Lutra lutra), apesar de as mesmas não se avistarem com regularidade. Nesta Paisagem Protegida Local existem ainda dois tipos de morcegos, o Morcego-de-peluche (Miniopterus schreibersii) e o Morcego-rato-pequeno (Myotis blythi), ambas espécies muito vulneráveis e ameaçadas.

 

A vegetação junto à ribeira forma uma densa galeria que propicia condições de habitat para muitas espécies de avifauna, existindo no local mais de 70 espécies, das quais se destaca a presença da garça-real (Ardea cinerea), garça-branca-pequena (Egretta garzetta) e a galinha-de-água (Gallinula choropus). Salienta-se ainda vários migradores estivais, como o Papa-figos (Oriolus oriolus), o Torcicolo (Jynx torquilla), a Felosa-ibérica (Phylloscopus ibericus), a Felosa-poliglota (Hipolais polyglotta) e a Andorinha-das-pontes (Hirundo daurica), e vários residentes, como o Chapim-rabilongo (Aegithalos caudatus), o Chapim-de-crista (Parus cristatus), o Pica-pau-pequeno-malhado (Dendrocopos minor), a Alvéola-cinzenta (Motacilla cinera), o Guarda-rios (Alcedo atthis) e o Melro-azul (Monticola solitarius). Esta zona é ainda área de residência de Bufo-real (Bubo bubo), o principal predador alado da região.

 

 

 

A ESTAÇÃO DE ANILHAGEM DA PAISAGEM PROTEGIDA LOCAL DA FONTE BENÉMOLA

 

A técnica de Anilhagem consiste na marcação individual das aves com um pequeno anel de metal na pata, partindo do pressuposto que esta possa ser eventualmente recapturada. Atualmente as anilhas servem para seguir as rotas migratórias das aves, sendo que os dados obtidos são introduzidos num banco de dados internacional criado pelo Euring, que é uma organização que coordena o trabalho e informação de anilhagem em toda Europa.

 

O trabalho da anilhagem na Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola tem sido desenvolvido por um anilhador credenciado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.  O objetivo da estação de anilhagem na Fonte Benémola é obter um conhecimento mais aprofundado relativamente às espécies que existem neste local, nomeadamente as residentes e as migradoras estivais que nidificam nesta zona.