Site Autárquico Loulé

Divulgação

  • Comemoração ~ 25 anos - Revista al-'ulyà

    Cartaz

     

    Por estarmos a comemorar os 25 anos da revista al-úlyá do Arquivo Municipal de Loulé decidimos assinalar a efeméride com a publicação de mais um número da revista, o segundo do presente ano, de modo que este fique ligado de forma simbólica ao aniversário.

     

    Ao contrário dos lançamentos habituais que temos feito sempre que editamos um número da revista, em que convidamos uma personalidade prestigiada para a apresentar, desta vez, irão estar presentes, no dia 21 de Novembro de 2018, todos os colaboradores deste número, num modelo tipo colóquio, cabendo a cada um deles apresentar o seu próprio artigo e com a possibilidade de no final se abrir um pequeno espaço de diálogo com o público presente.

     

    Faça a inscrição na comemoração dos 25 anos da revista “Al-´Ulyà”, 21 de novembro de 2018, clicando aqui

     

    Documentos para Download

  • CONFERÊNCIA: "A EMIGRAÇÃO ALGARVIA, LOULÉ, PARA A ARGENTINA NOS SÉCULOS XIX E XX, PERSPETIVA REGIONAL E TRANSATLÂNTICA"

    Convite

  • Revista AL-ÚLYÁ Nº 19

    Cartaz

     

    A revista Al-úlyá com este número, coloca à disposição dos investigadores e do público em geral, mais um relevante estudo da história económica e social portuguesa que irá despertar o interesse de todos aqueles que se interessam pelo estudo e conhecimento histórico.

    Contextualizando à época, D. Catarina, reúne as Cortes em 1562, para renunciar ao trono a favor do Cardeal D. Henrique. Nessa reunião, outro dos assuntos urgentes e merecedor de análise foi a situação catastrófica das finanças do reino. Os cofres encontravam-se, mais uma vez, vazios. Era preciso chamar o povo a contribuir com donativos extraordinários para fazer face à situação financeira débil no momento. Em resultado desta análise é feita uma deliberação que, podemos assim dizer, originou este extenso e raro documento, existente no Arquivo Municipal de Loulé e que Al-úlyá dá estampa - Avaliações das Fazendas de 1564 – através de um douto estudo do Professor J. Romero Magalhães e de uma magnífica transcrição dos Drs. João Saboia e Laurinda Paz, que nos oferecem com grande minucia a composição social e económica e espacial do concelho de Loulé assim como aqueles que contribuíram, e os que não contribuíram pela sua condição privilegiada, para acudir às necessidades prementes do país, no inicio da 2ª metade do Séc. XVI.