Site Autárquico Loulé

Aquisições mês de março de 2019

  • ‘A rainha das cores’ de Jutta Bauer

    ‘Esta é a história de uma rainha que vive num mundo de cores, é a história do Azul, do Vermelho, do Amarelo e de uma vida em comunidade cheia de emoções, expectativas e relações. Cor, alegria, raiva, tristeza, ternura, ousadia são algumas das palavras que moram neste livro que se transformou num clássico contemporâneo da Literatura Infantil a nível mundial e que nos convida a refletir através das cores e das emoções.

    Um conto cheio de cor e poesia, escrito e ilustrado por Jutta Bauer (Prémio Christian Andersen 2010).’

     

    https://www.fnac.pt/A-Rainha-das-Cores-Jutta-Bauer/a973953?omnsearchpos=1

  • ‘Homo Deus: história breve do amanhã’ de Yuval Noah Harari

    ‘Chegámos ao próximo passo evolucional: Homo Deus.

    "Homo Deus" explora os projetos, sonhos e pesadelos que darão forma ao século XXI — desde o vencer da morte à vida artificial. Sucessor do bestseller internacional Sapiens: História Breve da Humanidade, coloca as questões fundamentais: para onde seguir a partir daqui? Como proteger o mundo dos poderes destrutivos do ser humano?

     

    A guerra desapareceu.

    É mais provável cometer suicídio

    do que morrer num conflito armado.

     

    A fome está a desaparecer.

    É mais alto o risco de obesidade do que de fome.

     

    A morte tornou-se um simples problema técnico.

    Não alcançámos a igualdade — mas estamos perto de alcançar a imortalidade.

     

    A história começou quando os homens inventaram os deuses e terminará quando os homens se transformarem em deuses.

    O que nos reserva o futuro?’

     

    https://www.fnac.pt/Sapiens-Historia-Breve-da-Humanidade-Yuval-Noah-Harari/a1072086#int=S:Suggestion|FA:LIV:Fiche Article|NonApplicable|1072086|BL0|L1

  • ‘A leste do paraíso’ de John Steinbeck

    ‘Os solos férteis do vale de Salinas, na Califórnia, são o cenário deste grande fresco histórico que acompanha os destinos de duas famílias, os Trask e os Hamilton, desde os dias da Guerra Civil Americana ao pós-Primeira Guerra Mundial.

    A inexplicabilidade do amor e as consequências criminosas da sua ausência estão no centro deste romance, publicado originalmente em 1952, onde John Steinbeck apresenta algumas das suas personagens mais cativantes. Enfrentando um percurso pejado de luta e de sofrimento que atravessa gerações, nas suas histórias ouve-se ecoar irremediavelmente a tragédia das palavras bíblicas e assiste-se a uma reencenação da queda de Adão e Eva e da rivalidade destrutiva entre Caim e Abel.

    "A Leste do Paraíso" é uma obra de maturidade e de grande fôlego, uma história brutal e apaixonante, sobre a qual escreveu o próprio autor:

    «O assunto é o mesmo que cada homem tem utilizado como tema: a existência, o equilíbrio, a batalha e a vitória, na eterna guerra entre a sabedoria e a ignorância, a luz e a treva, o bem e o mal.»’

     

    https://www.fnac.pt/A-Leste-do-Paraiso-John-Steinbeck/a3779906?omnsearchpos=2

  • ‘Rumo ao mar branco’ de Malcom Lowry

    ‘"Rumo ao Mar Branco" foi o mais extenso e ambicioso projeto a que Malcolm Lowry se dedicou na década de 1930. Com múltiplas referências autobiográficas, o romance conta a história de um estudante de Cambridge, ex-marinheiro, que aspira a tornar-se escritor – embora esteja convencido de que a sua obra (e em certa medida toda a sua vida) já se encontra escrita, pela mão de um romancista norueguês com quem não pode competir.

    Esta seria a peça correspondente ao "Paraíso" na trilogia de inspiração dantesca que Malcolm Lowry planeara escrever e da qual "Debaixo do Vulcão", considerada a sua obra-prima, representaria o "Inferno". Julgado perdido num incêndio que devastou a casa do autor em 1944, "Rumo ao Mar Branco" foi finalmente publicado em 2014, após a descoberta de que uma cópia de um primeiro manuscrito tinha resistido e se encontrava na posse da família da sua primeira mulher, Jan Gabrial, a quem o livro é dedicado. Esta edição conta com tradução e prefácio de Daniel Jonas.’

     

    https://www.fnac.pt/Rumo-ao-Mar-Branco-Malcolm-Lowry/a965111?omnsearchpos=1

  • ‘Quinto livro de crónicas’ de António Lobo Antunes

    ‘Compilação de pequenos textos publicados na revista Visão em que o autor aborda temas do foro pessoal, quase como o espelho de uma reflexão interior ou do que lhe vai na cabeça e na alma combinando autobiografia e ficção de forma criativa. Sendo muito mais acessíveis ao público do que os romances do autor, estas crónicas não descuram uma forte componente literária.’

     

    https://www.fnac.pt/Quinto-Livro-de-Cronicas-Antonio-Lobo-Antunes/a725730?omnsearchpos=1

  • ‘Escondidas’ de Anthony Browne

    ‘«Já te escondeste? Aí vou eu!»

    Brincar às escondidas na floresta pode conduzir a descobertas inesperadas... Vê com mais atenção...

    Que coisas consegues encontrar no meio das árvores?’

     

    https://www.fnac.pt/Escondidas-Anthony-Browne/a3978843?omnsearchpos=10

  • ‘Estar vivo aleija’ de Ricardo Araújo Pereira

    ‘Estar vivo aleija’ de Ricardo Araújo Pereira

     

    ‘Da crítica ao império dos telemóveis e das redes sociais ao elogio do silêncio, passando pela acérrima defesa da liberdade de expressão e pela metafísica do pecado, estes textos tanto falam de Cristiano Ronaldo como de Kierkegaard ou do Candy Crush.

    Pelo caminho, desmonta-se o mito da auto-ajuda, discutem-se eternos problemas de linguagem que só a RAP apoquentam, questionam-se intolerâncias alimentares e o complexo de Édipo, e levantam-se questões prementes para os casais da sociedade actual, como a escolha entre ter filhos ou ser feliz para sempre.’

     

    https://www.fnac.pt/Estar-Vivo-Aleija-Ricardo-Araujo-Pereira/a5750198?omnsearchpos=1

  • ‘Segredos mortais’ de Robert Bryndza

    ‘Numa manhã gelada de inverno, uma mulher acorda e encontra o corpo ensanguentado da filha à porta de casa. Quem seria capaz de tal atrocidade?

    A detetive Erika Foster vive um momento de fragilidade devido ao último caso que resolveu, mas está decidida a liderar também esta investigação. Ao deitar mãos à obra, toma conhecimento de outros ataques cometidos na mesma zona pacata do sul de Londres onde o crime ocorreu. Um pormenor arrepiante liga-os ao homicídio – todas as vítimas foram atacadas por uma figura vestida de preto com uma máscara de gás.

    Erika procura um assassino cujo cartão de visita é aterrorizante. O caso complica-se quando descobre a teia de segredos que rodeia a morte da bela jovem.

    No entanto, ao juntar as pistas, Erika é forçada a confrontar memórias dolorosas do passado. Deve escavar bem fundo, manter-se concentrada e encontrar o assassino. Só que, desta vez, um elemento da sua equipa corre um perigo terrível...

     

    «Meu Deus! Deem-me um momento enquanto recupero o fôlego! Adorei! Que livro! Que autor! Que leitura! Devoramos as páginas, e não conseguimos parar... cada reviravolta deixa-nos de boca aberta, com a cabeça a girar e o coração a bater descompassadamente.»

    Emma the Little Bookworm

     

    «Impressionante!... A história mantém-nos em suspense até ao fim. Sinceramente, não adivinhei quem era o assassino até a revelação ser feita. Muito bom!»

    Stardust Book Reviews

     

    «Robert Bryndza é uma lufada de ar fresco. Cria personagens de que não nos fartamos e histórias suculentas e complexas que nos prendem... Escreve com grande profundidade e emoção, e deixa-nos, como leitores, surpreendidos, muito entretidos e bastante satisfeitos.»

    What’s Better Than Books?

     

    «Robert Bryndza passou para o topo da minha lista de escritores de policiais preferidos depois de ler os seus outros livros... Este é fantástico!! A história prendeu-me na primeira página e não me largou até ao fim... Não se esqueçam de ler os outros também!! Cinco estrelas (dava mais se pudesse!).»

    Star Dust Book Reviews

     

    «Oh, meu Deus! Emocionante! Adorei o livro… Têm mesmo de o ler!»

    A Page of Fictional Love

     

    «Um thriller que é uma montanha-russa de suspense sem limites! O fim, oh, o fim! Ainda estou de boca aberta! Este livro não vai desapontar!»

    The Book Addicted Boy

     

    «Um dos thrillers mais excitantes, dramáticos, tensos e convincentes que já li.»

    Bookaholic Confessions

     

    «De novo, uma leitura fantástica, devorada num dia, e depois fiquei a ressacar! Adoro esta série; as personagens estão muito bem desenvolvidas e sentimos empatia por elas.»

    Goodreads Reviewer, 5 estrelas’

     

    https://www.fnac.pt/Segredos-Mortais-Robert-Bryndza/a5865322?omnsearchpos=1

  • ‘A maldição do vencedor’ de Marie Rutkoski

    ‘"A Maldição do Vencedor" é uma história emocionante, cheia de intrigas e segredos, jogos de poder e alianças perigosas, que deixarão o leitor em suspenso até à última página.

    Dois povos inimigos. Uma guerra iminente.

    Uma atração proibida.

    Kestrel, jovem filha do poderoso general de Valoria, tem apenas duas opções: alistar-se no exército ou casar-se. Ela tem, no entanto, outras aspirações e procura libertar-se do seu destino, rebelando-se contra o pai.

    Num passeio clandestino pela cidade, Kestrel vai parar a um leilão de escravos, onde se depara com um jovem, Arin, que parece querer desafiar o mundo inteiro sozinho. Num impulso, ela acaba por comprá-lo — por um preço tão alto, que a torna alvo de mexericos na sociedade.

    Arin pertence ao povo de Herrani, conquistado dez anos antes pelos Valorianos. Além de ser um ferreiro exímio, revela-se também um cantor extraordinário, despertando a curiosidade de Kestrel. Arin, contudo, tem um segredo, e Kestrel não tardará a descobrir que o preço que pagou por ele poderá custar muito mais do que aquilo que alguma vez imaginara.’

     

    https://www.fnac.pt/A-Maldicao-do-Vencedor-Marie-Rutkoski/a977659?omnsearchpos=1

  • ‘21 lições para o século XXI’ de Yuval Noah Harari

    ‘«Em "Sapiens", o meu primeiro livro, revisitei o passado do homem, descrevendo o modo como um macaco insignificante se tornou o dono do planeta Terra.

    No meu segundo livro, "Homo Deus", explorei uma visão a longo prazo do futuro da vida humana, contemplando como poderemos eventualmente tornar-nos deuses, e refletindo sobre os limites até onde a nossa inteligência e a nossa consciência nos poderão levar.

    O meu novo livro debruçar-se-á sobre o estado presente do mundo.

    Qual o verdadeiro significado dos eventos que hoje testemunhamos e como poderemos lidar com eles à escala individual? Que desafios e escolhas se nos deparam? O que poderemos legar ou ensinar aos nossos filhos?

    Algumas das questões que procurarei explorar e dar resposta incluem o significado da ascensão de Trump, se Deus estará ou não de regresso ao nosso mundo, se o nacionalismo pode ser a resposta a problemas como o aquecimento global.

    O livro está dividido em 5 partes (O Desafio Tecnológico, o Desafio da Política, Desespero e Esperança, Verdade, Resiliência), cada uma delas com questões dedicadas a temas específicos, no total de 21 lições para o século XXI.»’

     

    https://www.fnac.pt/21-Licoes-Para-o-Seculo-XXI-Yuval-Noah-Harari/a3158116?omnsearchpos=1

  • ‘Sapiens de animais a deuses: história breve da humanidade’ de Yuval Noah Harari

    ‘Recorrendo a ideias da paleontologia, antropologia e sociologia, Yuval Noah Harari analisa os principais saltos evolutivos da humanidade, desde as espécies humanas que coexistiam na Idade da Pedra até às revoluções tecnológicas e políticas do século XXI — que nos transformaram em deuses, capazes de criar e de destruir. Esta é uma obra desafiadora, desconcertante e inteligente, uma perspetiva única e original sobre a nossa História e o impacto do ser humano no planeta.’

     

    https://www.fnac.pt/Sapiens-Historia-Breve-da-Humanidade-Yuval-Noah-Harari/a1072086?omnsearchpos=1

  • ‘De passagem’ de José Alberto Oliveira

    ‘Vida, morte, quotidiano, desilusão, beleza, biografia, visita aos aspectos essenciais da Humanidade naquilo que ela tem de mais belo e também de mais desolador, tentativa de medir o ritmo vital dos nossos dias. "De Passagem" é o mais recente livro de José Alberto Oliveira.

    Médico cardiologista, José Alberto Oliveira nasceu em 1952 em Souto da Casa, Fundão, e vive atualmente em Lisboa. Publicou o seu primeiro livro de poemas em 1992, na Assírio & Alvim, e surpreendeu pelo seu lirismo discreto e pela diversidade temática de aproximação a aspetos do quotidiano, onde além disso são notórias as influências da poesia inglesa. Traduziu Auden, Russell Edson, Frank O’Hara e Charles Simic, entre outros. Foi um dos principais colaboradores do livro «Rosa do Mundo — 2001 poemas para o futuro».’

     

    https://www.fnac.pt/De-Passagem-Jose-Alberto-Oliveira/a1465284?omnsearchpos=5

  • ‘Confissão de um assassino: relato de uma noite’ de Joseph Roth

    ‘«Matei e, mesmo assim, considero-me um bom homem.»

    Sentado ao balcão de um restaurante, ponto de encontro de emigrantes e exilados russos em Paris, Golubchik, antigo agente da Okhrana, a temível polícia secreta do Czar, entrega- -se finalmente ao relato sofrido da sua vida.

    À medida que avança, copo após copo, noite dentro, os poucos clientes presentes veem-se embrenhados no fascinante percurso deste homem, desde a sua tentativa em reclamar o nome nobre do seu pai, ao encontro com uma personagem misteriosa que ensombrará para sempre o seu futuro, passando pela sua destrutiva história de amor com uma mulher e pelo seu ódio ao meio-irmão, o Príncipe.

    "Confissão de um Assassino", romance até hoje inédito em Portugal, é, ao estilo dos grandes romances russos, simultaneamente uma poderosa análise da natureza humana e do poder hipnótico do Mal e um retrato vívido e agitado dos modos e dos acontecimentos mais marcantes de uma época, da Revolução bolchevique ao ambiente de Paris que antecede a Primeira Guerra Mundial.

     

    «Joseph Roth é um dos grandes escritores de língua alemã do século XX.»                                       

    The Times’

     

    https://www.fnac.pt/Confissao-de-um-Assassino-Joseph-Roth/a1441874?omnsearchpos=1

  • ‘Batalha incerta’ de John Steinbeck

    ‘Nos campos de Torgas Valley, na Califórnia, os apanhadores de maçãs estão decididos a pôr fim às práticas gananciosas impostas pelo pequeno grupo de proprietários rurais e a greve é declarada. No meio da insurreição, Jim Nolan, rapaz solitário desesperado por dar um sentido à sua existência, rapidamente se vê à frente das operações. Mas à medida que a luta cresce, a violência impõe-se de um modo implacável e a defesa pelo reconhecimento dos direitos fundamentais dos trabalhadores transforma-se num fanatismo cego, que ameaça esmagar a vida daqueles que se entregaram ao seu serviço.

    Romance empolgante que é ao mesmo tempo um olhar admirável sobre a agitação social e política e a história comovente de um jovem que procura definir a sua identidade, "Batalha Incerta" foi um dos primeiros títulos escritos por John Steinbeck, lançado em 1936, e desde logo revelador de alguns dos temas que mais marcariam a sua obra: o comportamento de grupo, a luta de classes, a injustiça social e a falta de solidariedade entre os homens.’

     

    https://www.fnac.pt/Batalha-Incerta-John-Steinbeck/a988259?omnsearchpos=1

  • ‘Contos de Nick Adams’ de Ernest Hemingway

    ‘"Contos de Nick Adams" reúne num único volume todos os textos criados por Hemingway em torno de uma personagem que é, em larga medida, o seu alter ego. De criança que acompanha o pai nas suas consultas médicas a adolescente apaixonado pela pesca e pela caça, a soldado na Primeira Guerra Mundial, a veterano de volta à sua terra, a escritor, a pai – cronologicamente dispostos, os episódios da vida de Nick Adams deixam entrever o percurso da vida do próprio Hemingway, permitindo uma aproximação intimista à história de um dos maiores autores do século XX. Escrito nas décadas de 1920 e 1930, este conjunto só viria a ser publicado postumamente, em 1972.’

     

    https://www.fnac.pt/Contos-de-Nick-Adams-Ernest-Hemingway/a875400?omnsearchpos=1

  • ‘A aldeia’ de William Faulkner

    ‘Jody Varner, filho do grande proprietário do Velho Domínio do Francês, está a cortar corda no armazém quando vê chegar um homem baixo, de chapéu de abas largas e casaco demasiado grande. «O meu nome é Snopes. Ouvi dizer que tem uma quinta para alugar. » Sobre os Snopes correm histórias de um passado sombrio, com indícios criminosos que à primeira vista os tornam vítimas fáceis em jogos de poder. Mas rapidamente a enigmática família de jornaleiros dá provas de que a sua presença naquela aldeia do sul dos Estados Unidos será tudo menos passiva. Numa sucessão de incidentes assustadores contados com humor retorcido, "A Aldeia" marca o arranque da trilogia construída por William Faulkner em torno da família Snopes. Um romance surpreendente e um empolgante predecessor de "A Cidade", o segundo momento da saga.’

     

    https://www.fnac.pt/A-Aldeia-William-Faulkner/a913255?omnsearchpos=10

  • ‘O mito de Sísifo: ensaio sobre o absurdo’ de Albert Camus

    ‘Um homem carrega uma pedra enorme até ao cimo de uma montanha, com grande esforço e sofrimento físico. Aí chegado, deixa que a pedra se solte das mãos e role pela encosta abaixo. E novamente todo o processo se inicia, repetindo-se por toda a eternidade. Não há castigo mais terrível do que o trabalho inútil e sem esperança, terão pensado os deuses que assim condenaram Sísifo.

    Publicado pela primeira vez em 1942, "O Mito de Sísifo" é considerado um dos mais influentes ensaios do século xx, uma exposição pungente do pensamento existencialista, peça central na filosofia do absurdo de Albert Camus. A tradução é de Urbano Tavares Rodrigues.’

     

    https://www.fnac.pt/O-Mito-de-Sisifo-Albert-Camus/a981733?omnsearchpos=1

  • ‘A vida privada no Império Romano’ de Paul Veyne

    ‘«A História, que é uma viagem em direção aos outros, deve servir para ajudar a alargar os nossos horizontes; os Romanos são prodigiosamente diferentes de nós, ocidentais de hoje: a "família" romana, para só falar dela, em nada se assemelha àquilo a que chamamos uma família...»

    Paul Veyne empreende nesta obra um dos mais brilhantes e originais estudos desde sempre publicados sobre o período do Império, no qual analisa os mecanismos funcionais da sociedade romana em torno do nascimento, do casamento, da vida pública e privada, do trabalho e do ócio,dos prazeres e dos seus excessos, da religião e das suas práticas e rituais.A Vida Privada no Império Romano é um contributo único para o conhecimento das matrizes das sociedades ocidentais que se foram organizando a partir do desaparecimento do Império Romano.’

     

    https://www.fnac.pt/A-Vida-Privada-no-Imperio-Romano-Paul-Veyne/a1351015?omnsearchpos=1