Site Autárquico Loulé

Aquisições mês de dezembro 2020

  • “Enciclopédia da música com bicho” pela Companhia de Música Teatral

    “O projecto desenvolvido pela Companhia de Música Teatral teve início em 1998 e visa a exploração da Música como ponto de partida para a interacção das várias técnicas e linguagens de comunicação artística, a partir da pedagogia musical preconizada por Edwin Gordon.

    Esta Companhia tem vindo a desenvolver em Portugal um trabalho pioneiro de articulação entre investigação académica e produção artística, implicando o envolvimento da comunidade e a divulgação pública de ideias sobre a importância da experiência musical em idades precoces. O seu trabalho concretiza-se sob a forma de espectáculos, workshops, projectos educativos e edições.

    É neste contexto que surgem os seis tomos da Enciclopédia da Música com Bicho - um trabalho de reconhecida qualidade musical e literária, que permite a interacção de crianças e familiares.”

    http://olivroinfantil.blogspot.com/2010/12/enciclopedia-da-musica-com-bicho.html

  • “Milton” de William Blake

    “Milton continua a publicação das obras de William Blake (1757-1827, artista e poeta), que a Antígona encetou em 1994, com a primeira edição de Cantigas da Inocência e da Experiência, sempre pela experiente e poética mão de Manuel Portela.

    Em Milton, o espírito de John Milton, autor de Paraíso Perdido, desce dos céus em forma de cometa e entra no corpo de Blake através do pé esquerdo, iniciando ambos uma viagem de autodescoberta e renovação, numa sublime e visualmente desconcertante alegoria, em que Blake explora o tema do papel do artista na sociedade.

    Esta edição inclui a reprodução integral das gravuras originais de Blake.”

    https://www.fnac.pt/Milton-William-Blake/a279096

  • “A vertigem do cosmos” de Trinh Xuan Thuan

    “Tocados pelo esplendor da noite, os humanos nunca cessaram de olhar para o céu e de o tentarem compreender.

    Perante a regularidade de certos ciclos – fases da Lua, estações, solstícios, eclipses, etc. –, formularam uma conceção dinâmica do cosmos, baseada em duas noções indispensáveis: o espaço e o tempo.

    É esta grande crónica que Trinh Xuan Thuan nos apresenta, desde a arqueoastronomia até à astrofísica mais recente.

    Uma breve história do céu que não se limita aos temas fundamentais, mas celebra também a união escondida no fundo da nossa memória: a aliança eterna entre o homem e o cosmos.”

    https://www.almedina.net/a-vertigem-do-cosmos-1598889999.html

  • “A vida sem princípios” de Henry David Thoreau

    “Texto polémico e agitador de consciências, "A Vida Sem Princípios" destila em cada uma das suas páginas, como gotas de «orvalho da verdade fresca e viva», a essência da filosofia rebelde de Henry David Thoreau.

    Proferida pela primeira vez em 1854, esta palestra de puro tom transcendentalista, que se cravava como um espinho na sociedade industrial e na vida sem princípios dos concidadãos de Thoreau, ecoa num presente em que o progresso desenfreado equivale a uma desumanização generalizada.

    Sem darem tréguas a falsas necessidades materiais, e pondo-nos de sobreaviso contra todas as instituições, estas linhas, tão breves quanto centrais no pensamento do autor, são uma leitura essencial para que não sejamos «casca e concha, sem nada de tenro e de vivo dentro de nós».”

    https://www.fnac.pt/A-Vida-Sem-Principios-Henry-David-Thoreau/a961047

     

  • “Baleia” de Paul Gadenne

    “Publicada por Albert Camus na revista Empédocle em 1949, a obra-prima de Paul Gadenne é um texto fulgurante que, em pouquíssimas páginas, ombreia com os grandes romances.

    Quando Pierre leva Odile a ver uma baleia branca encalhada na praia, o que pensar daquele monstro belo e hediondo? Monumento do horror e esplendor da guerra? Da impotência e do desespero do homem? Metáfora de um continente em decomposição?

    "Baleia", crónica de um reencontro com o outro e consigo mesmo, é uma pérola agora emergida, um colosso que dá à costa, numa escrita radiante e hipnótica como o fluir e refluir da maré.

    https://www.fnac.pt/Baleia-Paul-Gadenne/a1357960

  • “A rapariga que bebeu a lua” de Kelly Barnhill

    “Todos os anos, o Povo do Protetorado oferece um bebé à bruxa que vive na floresta. Esperam que a oferenda a impeça de aterrorizar a aldeia. Porém, a bruxa, Xan, é um ser amável. Vive com um Monstro do Pântano muito sábio e um Dragão Perfeitamente Minúsculo. Xan salva as crianças e deixa-as no outro lado da floresta com famílias que as desejam. Pelo caminho, vai alimentando os bebés com a luz das estrelas. Certo ano, por acidente, Xan dá de beber luar a um bebé, enchendo uma criança normal de uma magia extraordinária. A bruxa decide, então, criar a menina, a quem dá o nome de Luna. Por volta dos seus 13 anos, Luna começa a sentir a magia e as suas perigosas consequências. Entretanto, um jovem do Protetorado está determinado a libertar o seu povo matando a bruxa. É então que um bando de aves mortíferas com misteriosas intenções se junta ali perto, enquanto um vulcão, adormecido há séculos, ronca debaixo da superfície e uma mulher com um coração de tigre começa a andar à caça...”

    https://www.fnac.pt/A-Rapariga-Que-Bebeu-a-Lua-Kelly-Barnhill/a1329175

  • “Nunca se passa nada no meu bairro” de Ellen Raskin

    “O seu nome era Carlos Alberto e, tanto quanto ele conseguia ver, nunca se passava nada no seu bairro. Ele sonhava com desfiles de bandas, casas assombradas, leões e tigres ferozes e até fogo de artifício. Mas o que é que ele tinha? Nada. Nada que ele visse. Mas se olharmos bem, talvez vejamos algumas coisas que escaparam ao Carlos Alberto: um fogo que começa, um homem que escava um tesouro enterrado, um carteiro azarado, um paraquedista, uma ambulância que é chamada e outras cenas que se vão acumulando e oferecendo um contraponto colorido que irá oferecer horas de diversão aos leitores.”

    https://www.bruaa.pt/loja/nunca-se-passa-nada-no-meu-bairro/

  • “A meia perdida” de Anine Bösenberg

    “Facto universal: já toda a gente perdeu uma meia. Algumas escapam, mas acabam por voltar, outras simplesmente parecem evaporar. Mas neste livro sem palavras ainda há esperança de encontrar a meia que aqui se perdeu, porque ao contrário daquelas que desaparecem sem deixar rasto, a meia deste livro desfia uma pista e desafia a procura. Sigamos então o fio vermelho pela paisagem coberta de neve e, de caminho, deixemo-nos surpreender pelas personagens, lugares, detalhes e, acima de tudo, pela solução para este mistério da meia perdida.”

    https://www.bruaa.pt/loja/a-meia-perdida/

  • “O Meu Primeiro Livro da Mitologia” de Marzia Accatino, Laura Brenlla, Teresa Mouzinho

    "Abre este livro e inicia uma viagem extraordinária pelas mitologias dos povos de todo o mundo! Conhecerás os poderes e as fraquezas dos deuses, os truques dos heróis mitológicos nos seus feitos e as mais inteligentes estratégias a que recorreram para vencer monstros temíveis. Descobre ainda as melhores formas para escapares destes seres assustadores e fazeres amizade com criaturas mágicas. Um livro para os mais novos e para todos os que queiram aventurar-se e conhecer Deuses e Heróis da mitologia."

    https://www.fnac.pt/O-Meu-Primeiro-Livro-da-Mitologia-Marzia-Accatino/a7724432?gclid=EAIaIQobChMIrIP5hLDV7QIVh-3tCh0A9AKGEAQYASABEgKbhPD_BwE&gclsrc=aw.ds

  • “Memórias da Pipa Mamute” de Mike Benton, Rob Hodson

    “Não percas!

    Pela primeira vez na história, podes ler as memórias da Pipa Mamute, a superestrela da Idade do Gelo!

    Dos campeões de popularidade, aos grandes vilões, a Pipa apresenta-te todas as personagens da pré-história que não podes deixar de conhecer, como por exemplo: Salomão, o Salmão-dentes-de-sabre, Ling-Ling, o Macaco-gigante ou Rino, o Rinoceronte-lanoso...

    ... e muitas mais!

    Em exclusivo absoluto, vais ficar a saber tudo, mas mesmo tudo, sobre os animais da Idade do Gelo, contado por quem os conheceu de perto, e viveu (vá, mais ou menos...) para te contar!”

    https://www.almedina.net/mem-rias-da-pipa-mamute-1587632513.html

  • “Amália” por Cuca Roseta

    “Mais do que uma homenagem de Cuca Roseta à maior voz do fado “AMÁLIA por Cuca Roseta” trata-se sobretudo de um agradecimento pessoal a uma mulher e a uma obra que, desde o primeiro momento, se tornaram um alicerce fundamental para o seu crescimento artístico enquanto fadista. Ao celebrar o seu encontro com a obra de Amália, Cuca Roseta celebra também a vida e os seus encontros. Aqueles que, em cada momento, fazem de cada um de nós aquilo que somos. E a quem, muitas vezes, falta dizê-lo assim, com todas as letras: Obrigado, Amália. Para não esquecer nunca o porquê de estarmos aqui.”

    https://www.fnac.pt/Cuca-Roseta-Amalia-Por-Cuca-Roseta-CD-CD-Album/a7669106

  • “A Senhora do Lago” de Andrzej Sapkowski

    “Prisioneira do elfo Avallac’h, Ciri tem de decidir se aceita dar ao rei dos Amieiros um filho para assim poder alcançar a liberdade. Cansada de fugir, a jovem percebe que encarar o seu destino é a única forma de salvar aqueles que ama. Geralt de Rivia e os seus companheiros chegam finalmente ao castelo de Stygga. Para proteger Ciri e Yennefer, o bruxo vê-se obrigado a enfrentar novamente o terrível feiticeiro Vilgefortz. E, para piorar, o mundo continua mergulhado em guerra…”

    https://www.bertrand.pt/livro/a-senhora-do-lago-parte-dois-andrzej-sapkowski/24356179

  • “Percy Jackson e o Mar dos Monstros Livro” de Rick Riordan

    “O ano de Percy Jackson foi surpreendentemente calmo. Nenhum monstro se atreveu a colocar os pés no campus da sua escola em Nova Iorque. Mas quando um inocente jogo do mata entre Percy e seus colegas se transforma numa disputa mortal contra um grupo de gigantes canibais, as coisas ficam... digamos, complicadas. E a inesperada chegada da sua amiga Annabeth traz mais más noticias: as fronteiras mágicas que protegem a Colónia dos Mestiços foram envenenadas por um inimigo misterioso e, a menos que encontrem uma cura, o único porto seguro dos semideuses tem os seus dias contados.  

    Nesta emocionante e divertida continuação da série iniciada com Os Ladrões do Olimpo, Percy e seus amigos precisam se aventurar no mar dos Monstros para salvar a Colónia dos Mestiços. Antes, porém, o nosso herói descobrirá um chocante mistério sobre sua família — algo que o fará questionar se ser filho de Posídon é uma honra ou simplesmente uma piada de mau gosto.”

    https://www.wook.pt/livro/percy-jackson-e-o-mar-dos-monstros-rick-riordan/10018105

  • “Traidores de Roma” de Simon Scarrow

    “A guerra aproxima-se. O exército de Roma será testado até ao limite contra um inimigo inesperado. O tribuno Cato e o centurião Macro, veteranos do exército romano, estão estacionados na fronteira oriental, conscientes de que os seus movimentos são constantemente controlados pelos espiões da perigosa e misteriosa Pártia. Mas o inimigo nas fileiras de Roma pode ser uma ameaça mais mortal para a legião… e para o império.

    Roma é implacável para com aqueles que traem os seus camaradas e o império. Mas antes é necessário descobrir o culpado. Cato e Macro estão numa luta contra o tempo para expor a verdade, enquanto o poderoso inimigo aguarda pacientemente para explorar quaisquer fraquezas da legião. O traidor tem de morrer…”

     https://www.fnac.pt/Traidores-de-Roma-Simon-Scarrow/a8007314

  • “120 Perguntas e Respostas da Nova Lei das Rendas Livro” de Regina Santos Pereira e Filomena Lança

    “A Reforma do Arrendamento Urbano veio trazer grandes alterações legais, sobretudo no que respeita às chamadas rendas antigas, anteriores a 1990.

    Volvidos cerca de sete anos sobre a reforma ainda se colocam muitas dúvidas tanto a proprietários como inquilinos. Tanto mais que à versão inicial veio juntar-se, em 2014, 2017 e 2019, um conjunto significativo de alterações, suscetíveis de, mais uma vez, trazer alguma confusão ao mercado.

    Baseado em casos reais do quotidiano, este livro pretender dar respostas a quem não tem conhecimentos técnicos e não está habituado à linguagem jurídica dos diplomas legais, por vezes tão difíceis de interpretar. Porém, as respostas não devem ser tomadas pelo leitor como soluções para os seus casos concretos.

    Além da Lei das Rendas, são também passadas em revista as mudanças em matéria de obras em prédios arrendados, bem como as alterações fiscais e as novas regras que vieram impor a emissão de recibos eletrónicos.

    Esta obra destina-se aos proprietários de imóveis, aos seus inquilinos e, em geral, todos os que desenvolvem a sua atividade na área do imobiliário ou nela pretendem investir.”

    https://www.wook.pt/livro/120-perguntas-e-respostas-da-nova-lei-das-rendas-regina-santos-pereira/23462810

  • "Indiferença" de Rui Jorge Cabral

    “Indiferença” é o estado de espírito de um grupo de jovens, portugueses e americanos, marcado pelo individualismo, pela procura do prazer e pelo cinismo nas relações interpessoais. Pelo olhar observador de um deles, somos guiados durante o fim-de-semana das festas do Santo Cristo por uma sociedade açoriana em mudança, onde a tradição e a modernidade desfilam lado a lado pelas ruas de Ponta Delgada, numa assimilação mútua, mas também num confronto de identidades onde muitos ainda não encontraram o seu lugar. Da paixão à desilusão, da amizade à traição, do politicamente correcto à afronta, do respeito ao preconceito, da descoberta à desorientação, da esperança à descrença, “Indiferença” é um retrato da Geração 2000.”

    https://madeinazores.eu/pt/inicio/562-indiferenca-ficcao-de-rui-jorge-cabral.html

  • “Proteção à Criança em Tempos de Austeridade Livro - A intervenção do serviço social nas CPCJ” de Manuel Menezes

    “Nesta obra analisam-se, de um modo genérico, as implicações das políticas neoliberais nas práticas dos assistentes sociais nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens com incidência na área territorial de abrangência da Coordenação Regional do Centro da CNPDPCJ. Dá-se conta das medidas de austeridade adotadas em Portugal e das consequências daí decorrentes para as famílias, em geral, e as crianças, em específico. Problematiza-se o discurso profissional de modo a captar tanto a experiência no terreno ao nível da ação protetiva, como as influências da racionalidade neoliberal sobre o seu desempenho junto das crianças em perigo.

    De entre os resultados explanados no livro, destaca-se a complexidade subjacente às políticas implementadas em Portugal durante o período da Troika. As consequências nefastas aos níveis económico e social contribuíram para o aumento das situações de perigo experienciadas pelas crianças e para a degradação das condições sociolaborais dos portugueses, em geral, e dos assistentes sociais a desempenharem funções no sistema de proteção à criança, em específico. Relativamente às práticas nas CPCJ, os profissionais evidenciam um conhecimento reflexivo, uma intervenção baseada no princípio da responsabilidade, entrega e dedicação. O interesse superior da criança e o modelo ecológico destacam-se como elementos preponderantes na avaliação do perigo. A falta de tempo, de formação especializada e de recursos condiciona a concretização de um trabalho qualificado ao nível das competências parentais.”

    https://www.edicoesesgotadas.com/catalogo/protecao-a-crianca-em-tempos-de-austeridade/

  • “Meninas Morenas” de Clara Pinto Correia

    “Um romance envolvente acerca dos sentimentos, vivências e dissabores de uma mulher distante do seu país, da sua Alfama e dos seus amores. Escrito num estilo livre e confidente, capaz de mergulhar até ao fundo das nossas almas. Ler "Meninas Morenas" é embarcar num carrossel mágico que nunca para.”

    https://www.bertrand.pt/livro/meninas-morenas-clara-pinto-correia/23185807

     

  • Os Órfãos de Brooklyn

    “Nova Iorque, 1957. O detective Lionel Essrog é um homem solitário que sofre de síndrome de Tourette, uma perturbação neurológica que lhe provoca incómodos tiques nervosos. Depois do estranho assassinato de Frank Minna, seu grande amigo e mentor, Lionel decide dedicar-se exclusivamente à investigação da sua morte. As pistas levam-no a percorrer as ruas da cidade até encontrar um bairro, maioritariamente habitado por pessoas desfavorecidas, que, aparentemente, alguém tenciona demolir em troca de enormes lucros.”

    https://www.fnac.pt/Os-Orfaos-de-Brooklyn-DVD-Edward-Norton-DVD-Zona-2/a7529955#omnsearchpos=1

  • Rambo - A Última Batalha

    “Com um passado marcado pela violência, o veterano de guerra John Rambo decidiu retirar-se, vivendo agora num rancho no Arizona, junto à fronteira com o México. Leva uma vida simples e recatada. Outrora um homem capaz de encarar todos os que se intrometiam no seu caminho, hoje Rambo olha o conflito com relutância. Apesar de os anos terem amenizado algumas das suas vivências mais dolorosas, ainda tem muitas feridas por cicatrizar. Mas, quando uma amiga é raptada por um perigoso gangue mexicano, Rambo percebe que é chegado o momento de enfrentar os fantasmas do passado e de a resgatar.”

    https://www.fnac.pt/Rambo-A-Ultima-Batalha-DVD-Sylvester-Stallone-DVD-Zona-2/a7367084

  • Eduardo Mãos de Tesoura

    “Era uma vez um castelo no topo de uma colina, onde vivia um inventor cuja maior criação é o Eduardo. Apesar deste possuir um carisma irresistível, não é perfeito. A trágica e súbita morte do inventor deixou-o incompleto e dotado de afiadas tesouras em vez de mãos.

    Eduardo vivia sozinho na escuridão até o dia em que uma vendedora de Avon o adoptou, passando a viver com a familia desta. E assim começou a fantástica aventura no paraíso chamado Suburbia. De Tim Burton, o realizador de A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça e Marte Ataca, chega-nos um inesquecível conto de fadas sobre o menos usual dos personagens.”

    https://www.fnac.pt/Eduardo-Maos-de-Tesoura-Eduardo-Manostijeras-Johnny-Depp/a285736#omnsearchpos=1

  • Knives Out: Todos São Suspeitos

    “Harlan Thrombey é um escritor de renome que resolve organizar uma grande festa para celebrar o seu 85.º aniversário. Tudo isto não passaria de uma vulgar reunião familiar não fosse o facto de, no dia seguinte, o velho senhor aparecer morto. Para investigar o caso é enviado Benoit Blanc, um detective conhecido pela sua extraordinária agudeza de espírito. Qual não é o seu espanto quando o investigador percebe que todos os presentes, sem excepção, têm um motivo real para assassinar o patriarca.”

    https://www.fnac.pt/Knives-Out-Todos-Sao-Suspeitos-DVD-Daniel-Craig-DVD-Zona-2/a7385213#omnsearchpos=1

  • O Falcão Manteiga de Amendoim

    “Tudo começa quando Zak, um rapaz com síndrome de Down, decide fugir da casa de acolhimento onde vive e aventurar-se no mundo, determinado a inscrever-se numa escola profissional de "wrestling". É assim que conhece Tyler, um fora-da-lei de bom coração que o acolhe e quer ajudá-lo a concretizar o seu sonho. Com o passar dos dias, os dois tornam-se próximos. A sua cumplicidade vai conquistar Eleanor, uma jovem que, num impulso inesperado, larga tudo e para os acompanhar na aventura. É assim que os três se vão deixando levar pela vida e se vêem a fazer coisas que apenas os grandes amigos são capazes de fazer.”

    https://www.fnac.pt/O-Falcao-Manteiga-de-Amendoim-DVD-SHIA-LABEOUF-DAKOTA-JOHNSON-DVD-Zona-2/a7360937#st=o+falcao+manteiga+de+am&ct=Todos+os+produtos&t=p

  • Midway

    “Midway foca-se na famosa batalha de Midway, um confronto entre a Frota Norte-Americana e a Marinha Imperial Japonesa que mudou o rumo dos acontecimentos no teatro de guerra do Pacifico durante a Segunda Guerra Mundial. O filme baseia-se em eventos verídicos e heróis verdadeiros, narrando a história da audácia e da coragem, de ambos os lados, naquela que foi a mais longa batalha marítima da Segunda Grande Guerra.”

    https://www.fnac.pt/Midway-DVD-Ed-Skrein-DVD-Zona-2/a7463709#omnsearchpos=1