Site Autárquico Loulé

São Sebastião

A Freguesia de S. Sebastião confina com cinco freguesias do concelho. Voltada a poente, compreende uma área de cerca de um terço da cidade de Loulé. É constituída por sectores muito distintos como são as várzeas dos regadios, com as riquezas dos citrinos, e o barrocal. É de salientar, em toda a freguesia, a notável produção de amêndoa e de alfarroba.

Realiza-se, quinze dias após a Páscoa, a festa de Nossa Senhora da Piedade ou, segundo a designação mais tradicional e generalizada, Festa da Mãe Soberana, que constitui o principal e mais importante acontecimento religioso, etnográfico e cultural do sul do país. A subida da Mãe Soberana até à Ermida, lá no alto, por um percurso bastante íngreme, acompanhada pelos tradicionais "Viva a Mãe Soberana" e ao som do próprio hino, excelentemente interpretado pela Banda da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva, transmite uma emoção única e indescritível, aos muitos milhares de acompanhantes e demais participantes que acorrem de toda a parte, particularmente de todo o sul do país.

De salientar, também, que o acto de transportar o andor da Nossa Senhora da Piedade é desde sempre disputado pelos homens mais fortes e corpulentos: tamanha devoção e empenhamento dos louletanos pela mãe Soberana,viria a tornar necessária a criação de uma comissão dos homens do andor da Senhora da Piedade.

Manuel Guerreiro

Presidente:
Manuel
Francisco Gonçalves Guerreiro (PS)

Secretário:

Tesoureiro:

Morada:
Rua José António Madeira
8100-670 Loulé

Telefone: 289 410 100

Fax: 289 412 966

Email: geral@saosebastiao.pt