Site Autárquico Loulé

Grandes Eventos

  • Carnaval de Loulé

     

    O mais antigo corso do país, com mais de 100 anos de existência, regista a afluência de milhares de foliões durante os três dias de duração. O desfile dos carros alegóricos, a presença dos grupos de samba, bailarinas brasileiras, cabeçudos e gigantones dão um colorido especial à Avenida José da Costa Mealha.

  • Festa da Mãe Soberana

     

    Em honra da Nossa Senhora da Piedade, padroeira da cidade, a Festa da Mãe Soberana é considerada como a maior manifestação religiosa a sul de Fátima. A Festa Grande é o momento alto do evento. Rica de tradições, a procissão é uma incomparável manifestação de fé. A imagem da Virgem, a solenidade dos homens do andor, o acompanhamento musical e a multidão dos fiéis que completam o cortejo, é um quadro indescritível, soberbo e ímpar.

  • Rally de Portugal – Campeonato do Mundo

     

    As emoções da maior prova automobilística do país invadem os terrenos da serra algarvia, com muitos milhares de amantes da modalidade a deslocarem-se ao interior do Concelho de Loulé. Um dos momentos altos para o público é a Super Especial no Estádio Algarve, Parque das Cidades.

  • Marchas Populares

     

    O desfile das Marchas Populares em representação das ruas da cidade de Quarteira, na Avenida Infante Sagres, nos dias 12, 23 e 28 de Junho, faz parte da tradição desta antiga terra de pescadores. Destaca-se nesta festa a dedicação e o bairrismo dos milhares de pessoas envolvidas na organização, marchantes, responsáveis pela coreografia, arranjos musicais e confecção dos trajes.

  • Festival MED

     

    Divulgar a cultura dos países da Bacia do Mediterrâneo é o principal objectivo deste evento que já faz parte da rota dos festivais de Verão. Espectáculos de “World Music”, concertos de música clássica, animação de rua, feiras do disco e artesanato, workshops, exposições, conferências, artes plásticas e a típica gastronomia do Mediterrâneo são os principais ingredientes da festa.

  • Salir do Tempo

     

    Durante três dias, o núcleo urbano da vila de Salir recua até meados do século XIII para vivenciar momentos importantes que marcaram a História da região e de Portugal. O Salir do Tempo propõe uma viagem no tempo e no espaço.

    Pretende-se que os visitantes sejam igualmente actores nesta(s) recriação(ões) e, nesse sentido, o público tem a oportunidade de alugar fatos da época, executados de acordo com os materiais e os modelos utilizados na Idade Média, servindo este como um convite a entrar no espírito da festa.

  • Festival Internacional de Jazz

    Divulgar o jazz e, ao mesmo tempo, trazer ao contacto com o público algarvio alguns dos nomes de referência e os projectos mais estimulantes são os principais objectivos desta iniciativa que desloca um pouco para o interior a riqueza dos grandes acontecimentos culturais durante a época de Verão.

  • Noite Branca

     

    Para assinalar o final do Verão e a época alta do turismo algarvio, a Câmara Municipal de Loulé organiza no último sábado de Agosto a “Noite Branca - Algarve”.

    Pelas ruas o ritmo é imparável. Os bares estão na rua e a rua ganha vida. O comércio está aberto e engalanado de branco, com montras decoradas a rigor e assistentes vestidos a preceito. Cerca de meia centena de artistas de rua dão alma e cor aos visitantes. Malabaristas, cuspidores de fogo, homens estátua, palhaços, mágicos, animadores… todos de branco!

    E música, muita música.