Site Autárquico Loulé

Dia Mundial da Floresta (21 de março)

No âmbito do Dia Mundial da Floresta 2014, e com intuito de assinalar esta importante efeméride ambiental, a Câmara Municipal de Loulé promoveu um conjunto de iniciativas que tiveram como objetivo sensibilizar a população para a importância da preservação e da gestão sustentável da floresta.

 

Durante a manhã do dia 19 de março, a Autarquia de Loulé levou alunos de escola da EB1 de S. João da Venda a realizar uma visita guiada, por técnicos da autarquia, ao Percurso da Benémola até à Ribeira da Fonte Menalva, inserido na Paisagem Protegida Local, sítio de beleza natural ímpar, onde predomina a riqueza da fauna e flora o que torna imperdível a sua exploração.

 

No dia 20 de março, teve lugar uma ação de plantação com a população escolar da EB1/JI Hortas de St. António, com o objetivo requalificar algumas das áreas verdes da escola com espécies autóctones, maioritariamente arbóreas, e envolvendo e sensibilizando os alunos nesta requalificação e na melhoria da qualidade ambiental da sua escola.

 

Durante toda a manhã do dia 21 de março, e tal como realizado em anos anteriores, a Autarquia de Loulé procedeu à distribuição de espécies arbóreas à população, em Loulé e Quarteira, bem como material de sensibilização sobre a temática. De salientar que, foram cerca de 2000 as espécies que a Autarquia distribuiu, entre Pinheiros Mansos, Alfarrobeiras, Ciprestes e Azinheiras, entre outras, plantas foram gentilmente cedidas pelo ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e Viveiros Florestais do Algarve.

 

Nesse dia, e em parceria com a DECO Algarve, a autarquia realizou ainda nas escolas EB1/JI da Abelheira (Quarteira), na EB1 nº2/JI de Almancil e na Escola EB1/JI Vale de Rãs (Loulé) sessões de sensibilização ambiental. A poupança de água e de eletricidade, a reutilização e reciclagem ou a preservação da natureza foram algumas das questões abordadas, com o claro objetivo de sensibilizar os mais novos para a causa ambiental, dando-lhes informações fundamentais para porem em prática no dia-a-dia.

 

Para finalizar, no dia 22 de março, destinado à população em geral, foi realizado um Percurso Pedestre à Rocha da Pena, paraíso recôndito na rica paisagem do barrocal do nosso concelho, o qual alberga ecossistemas de grande interesse ecológico.

 

De referir que em todas as atividades foi facultado material pedagógico de apoio, nomeadamente guia de campo, folheto alusivo ao dia comemorativo, que incluía também informação sobre as espécies plantadas, folheto sobre a Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena, entre outros.

 

Em Almancil, sob o mote “Primavera em Almancil”, foi promovido um conjunto de atividades numa parceria entre a Câmara Municipal de Loulé, a Junta de Freguesia de Almancil, o agrupamento de escolas desta freguesia, a Infralobo, a Infraquinta e a Algar. Os alunos participaram na plantação de árvores autóctones nas escolas que pretendeu sensibilizar para a importância da floresta, tanto no equilíbrio ambiental e ecológico como na própria qualidade de vida, envolvendo-os na requalificação de alguns dos espaços verdes da escola e nas suas imediações, contribuindo desta forma para a melhoria da qualidade ambiental da mesma.