Site Autárquico Loulé

Dia Mundial das Aves (09 de maio)

Colocação de ninhos no Parque Municipal de Loulé

Em 2014, para assinalar o Dia Mundial das Aves, a Câmara Municipal de Loulé dinamizou duas iniciativas destinadas a públicos-alvo diferentes, com o objetivo de os sensibilizar para a importância da conservação de todas as espécies de aves, bem como da preservação dos seus habitats.

 

Neste âmbito, teve lugar no dia 09 de maio uma ação de sensibilização de anilhagem de aves, realizada na Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola, com 20 alunos do 10º ano da Escola Secundária de Loulé. Esta ação, que contou com a colaboração da Associação Almargem e do Sr. António Marques e da sua equipa, anilhadores credenciados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, teve como objetivo dar a conhecer aos jovens participantes esta importante área protegida do Concelho de Loulé e sensibilizá-los para a preservação dos recursos naturais aí existentes, nomeadamente a sua avifauna.

 

No dia 10 de maio foi realizado um percurso pedestre na Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola, no qual participaram 21 munícipes, e ao qual se seguiu também uma sessão de anilhagem de aves.

 

De referir que o trabalho de anilhagem de aves que tem vindo a ser realizado na Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola tem como objetivo obter um conhecimento mais aprofundado relativamente às espécies existentes no local, nomeadamente as residentes e as migradoras estivais que nidificam nesta zona.