Site Autárquico Loulé

Semana Europeia da Mobilidade

Ação de sensibilização na Escola E.B.1 Mãe Soberana

Na edição de 2013, o tema central da Semana Europeia da Mobilidade (SEM) foi “Ar limpo – Está nas tuas mãos!”, tendo como primordial objetivo a promoção mais alargada sobre a necessidade da mudança de comportamentos e atitudes dos cidadãos no que respeita à mobilidade, tornando-a mais sustentável e consequentemente na tentativa de reduzir os impactos negativos no ambiente.

Neste seguimento, a Câmara Municipal de Loulé, como aderente à iniciativa em 2013 e apoiante da iniciativa há já vários anos, programou e dinamizou um conjunto de ações, realizadas durante toda a semana, subordinadas à temática anual da SEM: “Ar Limpo — Está nas tuas mãos”, que pretenderam refletir o poder que os cidadãos detêm, através das suas escolhas de mobilidade, em melhorar a qualidade do ar.

Deste modo, foi sensibilizada a população em geral, bem como, a população escolar para as suas opções de mobilidade, proporcionando oportunidade e contextos para se deslocarem de bicicleta e/ou de transportes públicos e/ou a pé, promovendo oportunidade de redescoberta das vilas e cidades, bem como, do seu património, proporcionando um ambiente mais saudável e agradável, são algumas das metas que pretendeu alcançar.

De forma a promover a utilização dos transportes públicos urbanos, durante toda esta semana, os munícipes usufruiram gratuitamente dos mesmos nas cidades de Loulé (TUL) e Quarteira (TUQ), mediante a apresentação do cartão “Mais Perto de Si!”, o qual resultou de uma parceira existente entre a Câmara Municipal de Loulé e a associação ACRAL. O cartão em causa continua a ser entregue pelos comerciantes associados à ACRAL aos munícipes que fizerem compras no comércio local de Loulé e Quarteira, tendo estes a oportunidade de utilizar gratuitamente os TU até ao final de 2013.

Incutindo a dinâmica de uma mobilidade sustentável e, com a população escolar foram dinamizadas diversas atividades de sensibilização, nomeadamente o caminhar pelas principais artérias das cidades de Loulé e Quarteira, onde os alunos reivindicavam o uso do transporte público, o andar a pé, a partilha de transporte, etc. utilizando para o efeito cartazes elaborados pelos próprios alunos. Houve também, um percurso pela área histórica de Loulé, incentivando os alunos, a andar a pé, constatando, apreciando e valorizando um legado histórico da cidade de Loulé, finalizando com a oportunidade de colocarem questões pertinentes ao Sr. Presidente Dr. Seruca Emidio. Foi dinamizado um Peddy Paper, no Parque Municipal de Loulé, com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, que teve por objetivo e numa vertente inspiradora em ruas seguras, educação para a cidadania rodoviária, bem como uma mobilidade sustentável. Tiveram ainda lugar ações de sensibilização em sala, no Centro Ambiental de Loulé (CAL), com a população escolar, utilizando o tema transversal proposto este ano “Ar limpo - Está nas tuas mãos!” (98 alunos participantes).

Foram dinamizadas diversas ações de incentivo à prática de exercício físico ao ar livre na cidade de Loulé, tais como o “combat” e “ cycling”, dirigido à população em geral.

A Autarquia de Loulé como participante nesta efeméride ambiental dinamizou o Dia Europeu Sem Carros (DESC) - 22 de setembro (domingo), com diversas atividades nas cidades de Loulé e Quarteira. Refira-se que, o encerramento do tráfego motorizado foi durante 8 horas, na Praça da República (partida e chegada de passeios/marchas, etc). Em Quarteira – Vilamoura, o encerramento do tráfego motorizado, durante 8 horas, com partida na Av.ª da Marginal, Quarteira passeio de bicicleta em direção a Vilamoura, ciclovias de Vilamoura, com a colaboração e parceria com a empresa municipal Inframoura.