Site Autárquico Loulé

Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena

A Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena situa-se nas Freguesias de Salir e Benafim, ocupando uma área de 637 ha na transição entre o Barrocal e a Serra algarvia.

 

A criação desta Paisagem Protegida Local (PPL) teve como objetivo a preservação e proteção dos valores físicos, estéticos, paisagísticos e biológicos do Barrocal, constituindo um magnífico monumento ambiental de grande beleza natural, tanto do ponto de vista geológico como da biodiversidade.

 

Geologicamente, a Rocha da Pena é uma cornija escarpada de calcários muito duros, cujo planalto tem aproximadamente 2 km de comprimento e uma escarpa com cerca de 50 m de altura. Ao longo dos anos, a rocha calcária tem sofrido uma lenta erosão química que originou a formação de fendas e grutas. A altitude máxima é de 479 m.

Listagem

  • Flora da Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena

    A grande diversidade de flora é uma das grandes riquezas da PPL da Rocha da Pena, possuindo cerca de 535 espécies, das quais algumas são endémicas e muitas são medicinais e aromáticas.   Uma das razões desta grande diversidade está no facto da Rocha da Pena estar sujeita a ...

  • Fauna da Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena

    Na fauna existente na PPL da Rocha da Pena destacam-se os mamíferos como o Coelho bravo (Oryctolagus cuniculus) e o Javali (Sus scrofa), e pequenos predadores como a Raposa (Vulpes vulpes), a Gineta (Genetta genetta) e o Saca-rabos (Herpestes ichneumon). Destaque ainda para duas espécies de morcegos, o Morcego-de-peluche ...