Site Autárquico Loulé

Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola

A Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola é uma área protegida de características únicas, situada na fronteira do Barrocal. É um local de rara beleza no barrocal algarvio, que alberga biótopos de grande interesse, tanto do ponto de vista geológico e paisagístico, como em termos da fauna e flora.

 

Situada na União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, a Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola ocupa uma área de 392 ha. A área protegida é atravessada pela Ribeira da Menalva, onde existe água durante todo o ano, o que contribui para que a sua fauna e flora seja rica e diversificada.

 

Existem mais de 300 espécies diferentes de plantas nesta Paisagem Protegida Local. O facto de existirem solos xistosos, solos calcários e uma ribeira tem contribuído para esta variedade. Além da flora existem também mais de 100 espécies de aves que fazem os seus ninhos nas encostas do vale e nas margens da ribeira, dos quais se destaca o Guarda Rios, Abelharuco e a Águia de Bonelli.

 

O património construído desta Paisagem Protegida está ligado à água, nomeadamente o moinho de água, as levadas, as noras e os açudes.

Listagem

  • Fauna da Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola

    Ao longo da ribeira, nas zonas que mantêm água todo o ano, podem-se observar algumas espécies aquáticas como rãs (Rana spp), cágados (Emys orbicularis, Mauremys leprosa), várias espécies de peixes, para além de alguns anfíbios, tais como salamandras, tritões e sapos ...

  • Flora da Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola

    A Ribeira da Fonte Menalva corre num vale, em cujas margens existe uma densa galeria ripícola, constituída por espécies arbóreas e arbustivas, pouco comuns noutras zonas do Algarve, como Salgueiros (Salix alba), Freixos (Fraxinus excelsior), Choupos (Populus spp.) e Folhados (Viburnum tinus) que se entrecruzam por ...