Site Autárquico Loulé

União de Freguesias Querença-Tôr-Benafim

A Junta de Freguesia de Querença, Tôr e Benafim foi criada em 2012, ao abrigo da Lei nº 22/2012 de 30 de maio, e nasceu da agregação das freguesias de Querença, Tôr e Benafim.

Esta, que é a mais jovem freguesia do Concelho, localiza-se entre o Barrocal e a Serra, na zona central do Concelho de Loulé e é caracterizada pela tipicidade das suas aldeias, pelas suas belezas naturais, pelas tradições e pelas potencialidades de um turismo de interior ligado à natureza, à gastronomia e à cultura popular.

A economia local, que antes se apoiava no sector agrícola com predominância nos frutos secos e produtos hortícolas, disfruta agora de um novo panorama, com os projetos em curso para a criação de empreendimentos ligados ao turismo, nomeadamente o Vale do Freixo e a Quinta da Ombria. A Quinta do Freixo, em Benafim, constitui atualmente o mais importante polo de desenvolvimento turístico da freguesia. Trata-se de uma unidade de agroturismo que possui, para além de alojamento, restauração, produção alimentar de produtos biológicos, percursos pedestres, entre outros.

É na aldeia de Querença que se destila um dos mais afamados medronhos e se produz o mais apreciado chouriço, para além de outras tipicidades. Aqui encontramos uma gastronomia típica que os restaurantes locais conservam o mais genuinamente possível. São pratos típicos de Querença, entre outros, a Galinha Cerejada, o Galo de Cabidela e o Xerém (as papas do milho, tradicional do Algarve).

As Paisagens Protegidas Locais da Fonte da Benémola e da Rocha da Pena são verdadeiros ex-líbris do património natural concelhio. A Rocha da Pena, uma cornija escarpada de calcários duros, constitui um magnífico monumento ambiental de grande beleza natural, tanto do ponto de vista geológico como da biodiversidade. Já a Fonte da Benémola, cujo património está ligado à água, alberga biótopos de grande interesse, tanto do ponto de vista geológico e paisagístico, como em termos da fauna e flora. Existem mais de 300 espécies diferentes de plantas nesta Paisagem Protegida Local e mais de 100 espécies de aves que fazem os seus ninhos nas encostas do vale e nas margens da ribeira.

A Tôr tem uma enorme riqueza subterrânea, pois encontra-se situada sobre um dos maiores aquíferos da Europa e é um dos principais abastecedores de água à cidade de Loulé.

No domínio do património cultural, são aspetos dignos de destaque e bem característicos da freguesia, os moinhos de vento, os lagares, as noras, as eiras, os açudes, as minas de cal e de gesso. As Grutas da Salustreira junto à Fonte da Benémola e a Ponte Romana da Tôr, que é considerada como monumento concelhio de elevado valor histórico, são locais de visita obrigatória para os turistas que querem descobrir o interior.

Das festividades realizadas anualmente nesta União de Freguesias destaca-se a tradicional Festa em Honra de Nossa Senhora da Glória, em Benafim; a Festa das Chouriças, em Honra de S. Luís, em Querença; e a Festa de Santa Rita, na Tôr.

 

Maria Margarida Renda Correia

Presidente:
Maria Margarida Renda Correia (Coligação "Todos pelo nosso Concelho" PPD-PSD / CDS-PP / MPT)

Secretário:
José Guerreiro Faísca

Tesoureiro:
Manuel Fernandes Gaspar

Telefones:

Querença - 289 422 337

Tôr - 289 414 908

Benafim - 289 472 402

uniaofreguesiasqtb@gmail.com