Na sequência do processo de certificação da qualidade em curso na Câmara Municipal de Loulé, foi necessária a criação do processo para a avaliação de fornecedores de bens e serviços, constituindo uma ferramenta de gestão do relacionamento entre a CML e os seus fornecedores / prestadores de serviços.
Critérios de avaliação
A avaliação de fornecedores é uma ferramenta utilizada para avaliar o cumprimento dos requisitos estabelecidos/obrigações contratuais de cada fornecedor/fornecimento. O principal objetivo é estimular a melhoria contínua de suas atividades e elevar os níveis de qualidade dos serviços prestados.
Anualmente, a Câmara Municipal de Loulé, através da DAPC (Divisão de Aprovisionamento e Contratação Pública), promove a avaliação de fornecedores relativo ao ano anterior, de acordo com o Procedimento de Avaliação de Fornecedores (PR.AP.005.12).
A DACP (Divisão de Aprovisionamento e Contratação Pública) disponibiliza, no primeiro semestre de cada ano, a lista de Fornecedores/Prestadores de Serviços da Autarquia, referente ao ano anterior para que o responsável de cada unidade orgânica selecione os Fornecedores/Prestadores que sejam relevantes para a sua atividade e preencha os respetivos inquéritos.
Os parâmetros de avaliação são os seguintes:
- Qualidade dos serviço(s) e/ou produto(s) e/ou equipamento(s) fornecido(s)
- Prazo de entrega ou execução
- Capacidade de resposta a reclamações
- Cumprimento das obrigações ambientais
- Cumprimento das normas de higiene e segurança
- Formação aos utilizadores e documentação técnica
- Entrega de documentação (manuais técnicos e garantias)
- Capacidade/flexibilidade na resposta à entrega das peças/consumíveis
- Informação sobre a aplicação do produto
- Capacidade/Flexibilidade na resposta a solicitações
- Reparações corretas à primeira
- Cumprimento das condições técnicas
- Atitude do responsável pela execução do serviço
- Aconselhamento técnico
- Serviços prestados de acordo com o caderno de encargos/expectativas
- Capacidade técnica
- Equipamento adequado à execução do serviço
A Escala de Avaliação é a seguinte:
(níveis de satisfação )
- Muito Bom – 5 valores
- Bom – 4 valores
- Médio – 3 valores
- Mau – 2 valor
- Muito Mau – 1 valor
O responsável de cada Unidade Orgânica preenche um inquérito por cada fornecedor / prestador de serviço