Site Autárquico Loulé

Loulé Adapta - Alterações Climáticas em Loulé

O município de Loulé considera as alterações climáticas como um dos desafios mais importantes do século XXI.

O desenvolvimento da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do município de Loulé (EMAAC de Loulé), iniciado em janeiro de 2015, no âmbito do projeto ClimAdapt.Local, pretende promover, em todo o território municipal, uma resposta coerente às múltiplas problemáticas relacionadas com as alterações climáticas e colocar o município na linha da frente a nível nacional no que diz respeito a estas matérias.

 

O QUE SÃO ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS?

As Alterações Climáticas são acontecimentos naturais que ocorrem desde sempre. Contudo, durante o último século, as alterações registadas têm sido mais pronunciadas do que em qualquer outro período registado até ao momento, como resultado da intensificação da ação humana sobre o meio natural. 

As alterações climáticas são a maior ameaça ambiental do século XXI, originando impactes e consequências profundas e transversais, tanto a nível ambiental, como económico e social.

Os impactes de recentes eventos extremos, tais como ondas de calor, secas, cheias e fogos florestais, demonstram a significativa vulnerabilidade e exposição à variabilidade climática de alguns ecossistemas e de muitos sistemas humanos. Na Europa, estes eventos extremos têm já impactes significativos sobre múltiplos setores económicos, assim como efeitos adversos sobre a sociedade e a saúde. Portugal encontra-se entre os países europeus com maior potencial de vulnerabilidade aos impactes das alterações climáticas. A generalidade dos estudos científicos mais recentes aponta a região do sul da Europa como uma das áreas potencialmente mais afetadas pelas alterações climáticas (in Resolução do Conselho de Ministros N.º 56/2015 de 30 de julho).

As projeções climáticas para o município de Loulé apontam, entre outras alterações, para uma potencial diminuição da precipitação total anual e para um potencial aumento das temperaturas, em particular das máximas entre a primavera e o outono, intensificando a ocorrência de verões mais quentes e secos. São ainda projetados um aumento da frequência de ondas de calor e a ocorrência de eventos de precipitação muito intensa concentrada em períodos de tempo curtos. Apesar das incertezas relacionadas com os efeitos locais, a projeção de uma continuada subida do nível médio do mar poderá criar novos desafios nas zonas costeiras do município.

Loulé Adapta PT Loulé Adapta FR Loulé Adapta EN
Brochura Loulé Adapta PT Brochure Loulé Adapta FR Brochure Loulé Adapta EN

 

 

 

  • Projeto ClimAdaPT.Local
  • EMAAC de Loulé
  • Opções de Adaptação