Site Autárquico Loulé

Cinema e Poesia criam novas experiências no 13º Festival MED

Cinema e Poesia criam novas experiências no 13º Festival MED

Cultura

22 de junho 2016

Em 2016, a organização do Festival MED apresenta algumas inovações que passam sobretudo por integrar no programa as vertentes artísticas do Cinema e da Poesia, proporcionando aos visitantes novas experiências neste festival que vai muito para além da World Music.

Cinema MED

A sétima arte vai estar em destaque no pré-arranque do Festival, nos dias 26, 27 e 28 de junho, com o Cinema MED – Ciclo de Cinema do Mundo, onde serão apresentados curtas e longas metragens de diferentes pontos do globo.

Já este domingo, dia 26, pelas 21h30, a Torre do Castelo de Loulé recebe a curta-metragem russa “Next”, de Elena Brodach, premiada no festival de Cannes em 2006, na área da diversidade de género “Women in Motion Short Film Showcase”. Segue-se a coprodução luso-italiana “A Trama e o Círculo”, de Francisco Queimadela e Mariana Caló, “Lampedusa”, de Philip Carteli e Mariangela Ciccarello, uma curta com produção italiana, francesa e norte-americana, e ainda “Trees Tropiques”, de Alex Fattal, uma produção do Brasil e Estados Unidos.

A sede do emblemático Atlético Sporting Clube recebe, na segunda-feira, 27 de junho, a longa-metragem latino-americana “O Abraço da Serpente”, realizada por Ciro Guerra, numa produção da Venezuela, Argentina e Colômbia. No encerramento do Cinema MED, terça-feira, 28 de junho, na sede do Ateneu, é apresentada “Água Prateada – Um auto-retrato da Síria”, de Wiam Bedirxam e Ossama Mohammed, cineasta sírio exilado em Paris.

Todas as sessões têm início às 21h30. A entrada é livre.

Poesia do Mundo

Sendo o Festival MED uma fusão de manifestações culturais que vão desde a gastronomia às artes plásticas, animação de rua, artesanato, dança, workshops e muito mais, a organização reuniu um grupo multiétnico de pessoas, numa perspetiva de divulgação cultural da poesia, oferecendo ao visitante mais um ingrediente diferenciador. Diariamente, no Claustro do Convento, pelas 20h15, haverá poesia dita em português e noutras línguas por diversos convidados.

Mais em  informações em www.festivalmed.pt