Vilamoura melhor preparada para receber turistas este verão

30 de junho 2016

Autarquia de Loulé e outras entidades implementam medidas

Trânsito caótico, estacionamento selvático, lixo fora dos locais para a sua deposição, destruição de mobiliário urbano ou abuso de publicidade são algumas das consequências negativas do turismo e Vilamoura, um dos destinos preferenciais em toda a Europa, não foge à regra. Mas este ano, a Câmara Municipal de Loulé e um conjunto de entidades anteciparam-se e vão lançar, entre 1 de julho e 1 de setembro, ações temporárias para prevenir estas situações, melhorando as acessibilidades, circulação, estacionamento e segurança.

Este conjunto de medidas surge após reuniões mensais desde o início do ano, onde, para além da Autarquia louletana, participaram as Empresas Municipais Inframoura e Loulé Concelho Global, Vilamoura World, Associação de Empresários de Quarteira e Vilamoura, Associação Vilamoura Visitors, Residents & Conventions Bureau e GNR.

Ao nível da circulação, de 11 de julho a 11 de setembro, será implementada uma nova linha de Transporte Público Urbano (linha branca) para deslocações entre a praia e o centro/Marina, com 19 paragens e uma frequência de hora a hora, no período entre as 07h45 as 00h30. Este circuito tem ligação com a linha verde (circuito de Quarteira de transportes urbanos). Pretende-se, assim, criar alternativas ao uso do automóvel particular, aumentando a mobilidade do centro urbano Quarteira/Vilamoura de forma ambientalmente mais sustentável

Para minimizar os problemas de estacionamento, serão criados dois novos parques de estacionamento gratuitos junto da Praia da Falésia e de apoio à Marina de Vilamoura. Haverá ainda uma melhoria da organização do estacionamento e da circulação para peões e ciclistas. Também de forma a promover a circulação pedonal e ciclável, será criada uma via partilhada ao longo da Avenida Praia da Falésia.

Com o objetivo de disciplinar o trânsito no anel dos hotéis de Vilamoura, a partir do final do dia e durante a noite, ficará condicionada a viragem à esquerda junto ao McDonald’s. Será realizada também uma intervenção provisória na Rua dos Pinheirinhos e sinalização da Quinta do Romão, visando a criação de uma saída para veículos de emergência e transportes públicos, do anel dos hotéis em Vilamoura, no sentido Vilamoura/Quarteira – Quinta do Romão, garantido igualmente o acesso pedonal, com reforço da sinalização direcional.

O reforço da segurança, outra das componentes fundamentais para o turismo, será assegurado pela Autarquia, com mais vigilantes destacados para os principais pontos de Vilamoura. Também o reforço da iluminação será um contributo para melhorar a segurança de pessoas e bens.

Estas medidas revestem-se de especial importância num ano em que se prevê um aumento substancial do número de turistas que irão escolher o Algarve como destino de férias, estando neste momento as unidades hoteleiras de Vilamoura praticamente esgotadas. Para os responsáveis municipais, “este será certamente um ‘ano de ouro’ para o turismo algarvio, não só porque a região apresenta condições de excelência para turistas e residentes mas, fundamentalmente, porque é um destino seguro. Com estas ações queremos melhorar a estadia de quem nos visita, proporcionando-lhes umas férias inesquecíveis e dando-lhes razões para voltarem”.

Refira-se que, entre 15 de julho e 31 de agosto de 2015, passaram pela baixa de Vilamoura mais de 600 mil carros.