Site Autárquico Loulé

Concelho de Loulé patrulhado pelo Exército no período crítico dos incêndios florestais

Concelho de Loulé patrulhado pelo Exército no período crítico dos incêndios florestais

Ambiente

25 de julho 2016

No âmbito das medidas preventivas a adotar pela Câmara Municipal de Loulé através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, contra o flagelo dos incêndios, este ano e pela primeira vez, o Exército Português irá assegurar o aumento da vigilância nos espaços florestais e rurais no Concelho.

Este patrulhamento será realizado pelo Regimento de Infantaria nº 1 (RI1), durante o período crítico de incêndio florestal (de julho a setembro) visto que é tendencialmente aquele em que o índice de risco é maior, por forma a diminuir a probabilidade da sua ocorrência, reforçando, assim, a segurança das populações.

Esta parceria protocolada entre a Câmara Municipal de Loulé e o Exército constitui um importante reforço na área da prevenção e sensibilização florestal, com a circulação diária de uma viatura militar com três elementos, realizando em média 140km por dia. 

Refira-se que, além da vigilância efetuada pelos militares, o Serviço Municipal de Proteção Civil também constitui anualmente, no período de junho a setembro, a Equipa Municipal de Intervenção Florestal, com responsabilidades de vigilância móvel, sensibilização, deteção, 1ª intervenção e apoio ao combate a incêndios florestais. Por outro lado, com um carácter pedagógico, a Autarquia desenvolve nesta época do ano o Programa de Vigilância Florestal “Voluntariado Jovem”, durante o qual são realizados vários percursos nas freguesias do interior do Concelho durante os meses de julho e agosto. 

Constituem ainda o dispositivo de vigilância no Município, a Guarda Nacional Republicana, a Associação de Sapadores Florestais da Serra do Caldeirão, que atuam apenas na sua zona de intervenção, e os vigilantes do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, na zona da Ria Formosa.

Refira-se que este dispositivo de vigilância implementado no Município de Loulé irá abarcar uma área de 763.67 km2, onde 40% do total da área do Concelho é ocupada pelas classes de perigo florestal muito elevada e outros 51,3 % classificados como área protegida.