Concerto em Quarteira juntou voz da fadista Katia Guerreiro e Orquestra Clássica do Sul

23 de agosto 2016

No passado sábado, 20 de agosto, o Calçadão Nascente de Quarteira foi palco de um concerto original onde a voz da fadista Katia Guerreiro se uniu à harmonia instrumental da Orquestra Clássica do Sul, dirigida pelo Maestro Rui Pinheiro.

Nesta noite quente de verão, com a Praia de Quarteira como pano de fundo, foram muitos os turistas que quiseram assistir a este momento musical singular onde todo o sentimento transmitido pelo Fado, na voz de uma das mais prestigiadas fadistas do momento e dos seus músicos (Pedro de Castro, na guitarra portuguesa, André Ramos, na viola, e Francisco Gaspar, na viola baixo), foi acompanhado por esta Orquestra cujo trabalho é uma referência nacional.

Este foi um concerto integrado no Festival Caixa a Sul, que apresenta uma diversidade de espetáculos nas regiões do Algarve e Alentejo. A programação deste evento incluiu desde a música clássica à música de dança, cante alentejano e canto lírico.

Recorde-se que a Orquestra Clássica do Sul nasceu em 2013 e tem como objetivo a promoção e a divulgação da música erudita, junto de diferentes públicos, num espaço geográfico de atuação agora mais amplo e diversificado que se alarga ao Alentejo, Península de Setúbal e Andaluzia, no sul de Espanha.

Depois do espetáculo de Mariza, em Loulé, este concerto constituiu o segundo momento da programação do Loulé Summer, promovido pela Câmara Municipal de Loulé.