Site Autárquico Loulé

Autarquia de Loulé promove “PARK(ing) Day" no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade

Autarquia de Loulé promove “PARK(ing) Day' no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade

Ambiente

01 de setembro 2016

A Câmara Municipal de Loulé irá organizar um conjunto de iniciativas destinadas a assinalar a Semana Europeia da Mobilidade 2016 (16 a 22 de setembro), este ano sob o lema de “Mobilidade Inteligente. Economia Forte”, e no âmbito das quais se destaca o evento de rua “PARK(ing) Day – Ocupa do teu lugar na cidade”, a realizar no dia 16 de setembro, das 18h00 às 23h00, na Avenida José da Costa Mealha.

O conceito do evento “PARK(ing) Day – Ocupa do teu lugar na cidade consiste em efetuar uma mostra alargada e demonstração de diversos produtos/serviços relacionados com os temas da mobilidade inteligente, modo de vida saudáveis, eficiência energética, energias limpas, reutilização de materiais, sustentabilidade ambiental, etc, sendo para o efeito disponibilizados espaços nas zonas de habitual estacionamento de veículos no dia a dia.

O “PARK(ing) Day” dirige-se a empresas, lojas e instituições, preferencialmente sediadas ou com instalações no Concelho de Loulé que pretendam ocupar um lugar de estacionamento no espaço do evento para divulgação e promoção dos seus produtos ou serviços, que se relacionem com estas temáticas. Com esta iniciativa pretende-se assim, através de um evento diferenciador e promotor das diferentes formas de Mobilidade Sustentável, sensibilizar a população em geral para a necessidade de reduzir os impactos ambientais da mobilidade urbana, promovendo novas formas de deslocação em meio urbano e de usufruto do espaço público.

De entre as atividades previstas estão um passeio urbano bicicleta do grupo “Massa Crítica, Caminhada Loulé Adapta / Hospital de Loulé”, rastreios de saúde, exposição e testdrive de veículos elétricos, ações de segurança rodoviária, espaços de alimentação saudável e promoção da adesão do comércio local.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário:

https://docs.google.com/forms/d/1tlEbeUxFXdcffbRM4SXaI3c9CrOfOB0i7_6b03DMnXE/viewform?chromeless=1&edit_requested=true

Normas de participação e informações disponíveis em www.cm-loule.ptdaept@cm-loule.pt ou através do telefone 289400890.

Segundo os responsáveis da Câmara Municipal de Loulé, “a temática da Semana Europeia da Mobilidade incentiva-nos a fazer uma reflexão sobre as vantagens económicas dos modos de transporte mais sustentáveis, como a bicicleta, andar a pé, o transporte coletivo ou público e os veículos menos poluentes e de como, através de escolhas de mobilidade mais inteligentes, podemos contribuir de forma determinante para a economia coletiva. As cidades que promovem o transporte sustentável estão em vantagem, comparativamente àquelas que não o fazem. Do setor público para o setor privado, da sociedade em geral para o indivíduo, os benefícios económicos de uma mobilidade inteligente são evidentes: para além dos benefícios económicos, as formas de mobilidade suave mantêm-nos ativos, o que melhora a saúde, reduz as importações de petróleo e melhora a qualidade do ar. Isso significa que estas escolhas são o melhor investimento para nós, para as nossas vilas e cidades, e para a economia em geral. Todos beneficiam!”.