Site Autárquico Loulé

Rock dos UHF anima Reveillon em Quarteira

Rock dos UHF anima Reveillon em Quarteira

Cultura

23 de novembro de 2016

A cidade de Quarteira volta a ser um dos palcos privilegiados da Passagem de Ano no Algarve, numa altura a região é um destino turístico preferido de milhares de pessoas. Este ano, a Câmara Municipal de Loulé continua a apostar forte na componente musical para dar as boas-vindas ao novo ano e as bandas “UHF” e “Quem é o Bob?” são as escolhas para animar a Praça do Mar.

A partir das 22h30, a festa vai fazer-se ao som de um dos clássicos do rock nacional, os UHF. Nascidos em 1978, em Almada, os UHF são os fundadores do movimento de renovação musical denominado “rock português”, e os responsáveis pelo surgimento do boom do rock em Portugal em 1980. São uma das bandas nacionais mais prestigiadas e o grupo rock mais antigo em atividade. 

Foram um dos grupos mais bem-sucedidos comercialmente no início da década de 1980, tendo vendido mais de cem mil discos em Portugal, premiando o single "Cavalos de Corrida" (1980), canção génese do rock português, e o aclamado álbum “À Flor da Pele” (1981) que ocupou a primeira posição do top nacional de vendas durante várias semanas.

Atentos à realidade política e social do país, os UHF são o rosto do rock de intervenção em Portugal, assumindo uma posição ativa em relação a temas sensíveis na vida das pessoas, caso das canções "Sarajevo", "Porquê (português)" ou "Vernáculo (para um homem comum)".

Em outubro de 2015, os UHF rondavam a fantástica soma de 1.700 concertos em Portugal e no mundo, e já venderam mais de um milhão de discos, cassetes e DVD. Estão representados em mais de 100 coletâneas com outros artistas, incluindo Estados Unidos e Brasil.

Em Quarteira, a banda irá reviver alguns dos temas que marcaram a sua carreira. Quando derem as doze badaladas a anunciar a chegada de 2017, haverá um espetáculo de fogo de artifício que irá iluminar o céu de Quarteira e um brinde coletivo ao Ano Novo.

Segue-se, pelas 00h15, as boas vibrações da banda “Quem é o Bob?”. O grupo surgiu como um Tributo a Bob Marley e à sua banda The Wailers. Rapidamente se tornou presença assídua em festas académicas, e festivais um pouco por todo o país, assim como no estrangeiro. Atualmente alargou a ideia original ao reggae e ska de todo o mundo: de Bob Marley a Manu Chao, de Kussondulola a Mercado Negro, e outros artistas cuja música reflete as influências do Bob. 

E porque o reggae é sinónimo de praia, nada melhor do que a Praia de Quarteira como pano de fundo para um espetáculo que promete boa disposição na entrada do Ano Novo.

A passagem de ano em Quarteira, iniciativa de entrada livre, é um evento promovido pela Câmara Municipal de Loulé, com o apoio da Junta de Freguesia, que pretende dar aos visitantes uma proposta de animação para uma noite especial, numa época do ano em que portugueses e estrangeiros aproveitam para umas miniférias pelo Sul do país.