Loulé recebe imagem da Mãe Soberana no Domingo de Páscoa

10 de abril de 2017

Festa Pequena

A 16 de abril, Domingo de Páscoa, volta a cumprir-se a tradição em Loulé com o arranque da Festa da Mãe Soberana. Neste primeiro momento – Festa Pequena – a imagem da Nossa Senhora da Piedade, Padroeira da cidade, será conduzida pelos Homens do Andor da sua Ermida até à Igreja de S. Francisco, local onde permanecerá até à Festa Grande, quinze dias depois.

Pelas 16h00, terá lugar a recitação do Terço, no Santuário. A partir das 17h00, terá início a descida da imagem da Mãe Soberana. Já na Igreja de S. Francisco, pelas 18h00, terá lugar a Eucaristia Solene.

Durante duas semanas, as novenas e os sermões conduzidos por afamados oradores sacros perfazem uma vigília religiosa de grande poder espiritual nesta Igreja. Por aqui vão passar também muitos fiéis e muitos louletanos para quem esta é uma das mais enrizadas tradições. Também nestes 15 dias, a Câmara Municipal de Loulé promove algumas iniciativas de carácter cultural inseridas na programação da Festa da Mãe Soberana.

Já no dia 30 de abril, realiza-se o momento alto da Festa da Mãe Soberana – a Festa Grande – que atrai à cidade milhares de visitantes e constitui a maior manifestação religiosa a Sul de Fátima.