Quarteira recebe Folar da Páscoa Gigante

11 de abril 2017

No próximo sábado, 15 de abril, a partir das 15h00, na Rua Vasco da Gama, em Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé leva a cabo a iniciativa “Folar da Páscoa Gigante”.

Trata-se de um folar com 100 metros de comprimento e 400 quilos de peso, que será distribuído por todos que aqui vierem. A confeção do folar vai estar a cargo da Pastelaria Duo Doce e inclui farinha, açúcar, ovos, margarina, xarope aromatizado de  anis, erva-doce, canela, leite, mel e açúcar amarelo para a decoração.

Este evento conta com o apoio da Junta de Freguesia de Quarteira e tem entrada livre.

A distribuição do bolo-rei gigante pretende ser uma forma de comemorar a época pascal. O folar representa o pão tradicional da Páscoa do povo português, símbolo de partilha, solidariedade e confraternização, profundamente carregado de significado simbólico e religioso. Esta ancestral iguaria resulta da mistura de água, sal, ovos e farinha de trigo mas a forma, o conteúdo e o segredo da confeção, varia de região para região, assumindo os mais variados formatos e sabores.