Site Autárquico Loulé

Município de Loulé vai acolher Seminário Nacional da Bandeira Azul 2017

Município de Loulé vai acolher Seminário Nacional da Bandeira Azul 2017

Ambiente

13 de novembro 2017

Nos dias 23 e 24 de novembro, o Hotel Dom Pedro, em Vilamoura, Concelho de Loulé, vai receber o Seminário Nacional da Bandeira Azul 2017.

No ano em que assinala 30 anos de existência, a Associação Bandeira Azul da Europa leva ao Algarve esta iniciativa onde terão lugar sessões dedicadas às seguintes temáticas: “O Mar que respiramos", “Não lixes a Tua Praia”, “Turismo – o novo Tigre da Economia” e "Embarcações Ecoturísticas – Educar, Proteger, Conservar".

No âmbito do Seminário, terão ainda lugar workshops sobre Marinas/Portos de Recreio/Docas de Recreio, Atividades de Educação Ambiental e Cumprimento de critérios Bandeira Azul e vistorias.

Promover e analisar a contribuição da implementação dos critérios Bandeira Azul em praias costeiras, do interior, marinas, portos e embarcações ecoturísticas para a sustentabilidade do litoral e para a importância de se desenvolverem esforços conjuntos com vista à conservação e proteção do litoral e para a necessidade de aplicação de políticas e práticas que contribuam para a gestão sustentável do território interface terra/mar; formar os participantes sobre o Ciclo do Carbono nos ecossistemas terrestres e marinhos enfatizando a importância da sua conservação e gestão sustentável; e tomar conhecimento com os recursos pedagógicos disponíveis sobre as temáticas a abordar relativos a educação e conservação dos oceanos são os principais objetivos deste evento.

Os Seminários Nacionais do Programa Bandeira Azul constituem uma base importante de trabalho multidisciplinar, no qual se procura a construção de uma sociedade de baixo carbono, mais racional e eficiente na utilização dos recursos e socialmente equitativa.

O Programa Bandeira Azul desempenha um conjunto de ações cujo objetivo principal é educar para a conservação, proteção e melhor gestão dos ecossistemas marinhos e terrestres. Estas ações de (in)formação, motivação e incentivo à investigação, visam uma maior capacitação para o surgimento de ações multiplicadoras e microprojectos à escala local com parcerias (escolas, comunidade, autarquias, administração pública e comunidade científica), facilitadoras de projetos de investigação-ação que possibilitam aprendizagens significativas e uma melhor compreensão resultante da exploração, interpretação de resultados e reflexão.

Refira-se que, ao longo dos anos, o Município de Loulé tem mantido uma importante parceria com a Associação Bandeira Azul da Europa, nomeadamente com a realização de um programas de atividades durante o período do verão, nas praias do Concelho.