Autarquia de Loulé apresenta nota de pesar pelo falecimento de José Rosa Pinto

12 de janeiro de 2018

A Câmara Municipal de Loulé manifesta publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento do Coronel José Manuel Rosa Pinto, endereçando à família as mais sentidas condolências.

Licenciado em ciências militares, cedo se interessou pela Botânica tornando-se a sua paixão o estudo da Flora e da Vegetação do Algarve ao qual dedicou grande parte da sua vida. Entre as inúmeras instituições (universidades, serviços florestais, entre outras) do Algarve com que colaborou conta-se também a Autarquia de Loulé, prestando uma inestimável colaboração na identificação de espécies da flora e da vegetação do Concelho, em particular das Paisagens Protegidas Locais da Rocha da Pena e da Fonte Benémola.

Colaborou ainda em atividades a título individual (como guia em diversas visitas e passeios interpretativos promovidos pela Autarquia), bem como em iniciativas organizadas em parceria com a Universidade do Algarve (nomeadamente nas Jornadas de Botânica e Flora do Algarve e exposição do herbário ALGU ao vivo, que aconteceram em 2017).

Tendo testemunhado o seu elevado valor científico e pedagógico, bem como as suas qualidades humanas e éticas, partilhando generosamente todo o seu saber de forma apaixonada e altruísta, a Câmara Municipal de Loulé regista o seu muito obrigado ao Coronel José Manuel Rosa Pinto.