Site Autárquico Loulé

Autarquia de Loulé apresenta nota de pesar pelo falecimento de José Rosa Pinto

Autarquia de Loulé apresenta nota de pesar pelo falecimento de José Rosa Pinto

Ambiente

12 de janeiro de 2018

A Câmara Municipal de Loulé manifesta publicamente o mais profundo pesar pelo falecimento do Coronel José Manuel Rosa Pinto, endereçando à família as mais sentidas condolências.

Licenciado em ciências militares, cedo se interessou pela Botânica tornando-se a sua paixão o estudo da Flora e da Vegetação do Algarve ao qual dedicou grande parte da sua vida. Entre as inúmeras instituições (universidades, serviços florestais, entre outras) do Algarve com que colaborou conta-se também a Autarquia de Loulé, prestando uma inestimável colaboração na identificação de espécies da flora e da vegetação do Concelho, em particular das Paisagens Protegidas Locais da Rocha da Pena e da Fonte Benémola.

Colaborou ainda em atividades a título individual (como guia em diversas visitas e passeios interpretativos promovidos pela Autarquia), bem como em iniciativas organizadas em parceria com a Universidade do Algarve (nomeadamente nas Jornadas de Botânica e Flora do Algarve e exposição do herbário ALGU ao vivo, que aconteceram em 2017).

Tendo testemunhado o seu elevado valor científico e pedagógico, bem como as suas qualidades humanas e éticas, partilhando generosamente todo o seu saber de forma apaixonada e altruísta, a Câmara Municipal de Loulé regista o seu muito obrigado ao Coronel José Manuel Rosa Pinto.