Site Autárquico Loulé

Loulé acolhe o X ENPAR - Encontro de Partilhas de Práticas Educativas de Cidadania

Loulé acolhe o X ENPAR - Encontro de Partilhas de Práticas Educativas de Cidadania

Educação

30 de maio 2018

5, 6 e 7 de junho – Parque Municipal de Loulé

Nos dias 5, 6 e 7 de junho realizar-se-á, no Parque Municipal de Loulé, o X ENPAR - Encontro de Partilhas de Práticas Educativas de Cidadania, iniciativa promovida pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, através da Direção de Serviços da Região Algarve (DGEstE-DSRAL), que visa a partilha e a valorização de práticas educativas das escolas da região. Potenciando a cidade de Loulé, enquanto Cidade Educadora, a organização deste evento surge da parceria desta entidade com o Município de Loulé e o Centro de Formação do Litoral à Serra.

Durante os três dias do encontro estarão disponíveis, para todos os visitantes, exposições, demonstrações, momentos culturais, comunicações e encontros de animação. Tudo o que de melhor se faz nas escolas e noutras entidades socioeducativas será objeto de partilha e estará acessível a todos os que queiram conhecer esta mostra.

Mantendo o espírito de voluntariado e de partilha, que tão bem caracteriza os participantes deste programa, o ENPAR assume-se, uma vez mais, como o pleno exercício de uma cidadania consciente, democrática e partilhada: professores, educadores, formadores, alunos de todos os níveis de ensino e outros agentes educativos, lado a lado, mostrando o ensino nas suas múltiplas perspetivas.

O ENPAR promove, assim, projetos, trabalhos e atividades já constantes nos projetos educativos das escolas e de outros agentes educativos, valorizando e dando visibilidade, através da partilha e disseminação de experiências educativas, numa perspetiva integradora com caráter transversal a todas as áreas curriculares da Educação. Em cada ano, o plano de trabalho é subordinado às temáticas fixas do ENPAR: Viver a escola no séc. XXI; Diálogos intergeracionais e jovens empreendedores; Regresso às origens – A dieta mediterrânica e as hortas; e Banco das Memórias, que completam a diversidade de abordagens à grande temática central que é a Cidadania Global.

“Chegados à décima edição, pretendemos que o ENPAR se concretize através de uma abordagem de cidadania muito mais abrangente, muito mais participada e enquadrada na vivência do conceito de desenvolvimento sustentável, culminando na partilha de momentos, atividades e conquistas, vividas ao longo do ano nas escolas e noutras entidades educativas”, refere a organização.

Mais informação e programa em www.cm-loule.pt