XVIII Triatlo Internacional de Quarteira Prof. Carlos Gravata

Desporto

24 de abril 2019

Após um ano cheio de surpresas positivas, com o reconhecimento feito à Câmara Municipal de Loulé pela Federação de Triatlo de Portugal com a atribuição do prémio “Organizador do Ano” para a prova desportiva Triatlo Internacional de Quarteira e a nomeação do mesmo para “Prova do Ano” pela European Triathlon Union, Quarteira volta a ser palco desta que é uma das mais prestigiadas provas de triatlo realizadas em Portugal, no próximo fim de semana, dias 27 e 28 de abril.

À semelhança de edições anteriores, o evento conta com cerca de 300 atletas estrangeiros (provenientes de 35 países), nomeadamente europeus, mas também a presença dos melhores triatletas nacionais.

Assim, no sábado, dia 27, a Elite Feminina entra em competição às 13h45, enquanto que o setor Masculino inicia a prova às 16h30.

No domingo, dia 28, as atletas Juniores Femininas começam a sua prova às 8h45, seguindo-se, às 10h00, os Juniores Masculinos. Às 11h30, é a vez da Taça de Portugal, com as equipas lusas a competirem no terreno quarteirense nas provas de Natação, Ciclismo e Atletismo.

Recorde-se que, desde o ano de 2009, o Triatlo Internacional de Quarteira insere-se na Taça da Europa de Elites e Juniores e na Taça de Portugal. O evento pretende ser também uma homenagem ao principal promotor da prova, o Professor Carlos Gravata, que foi o grande mentor, organizador e impulsionador da competição.

Com o passar dos anos e após quase duas décadas de existência, o Triatlo de Quarteira é hoje um importante evento-âncora e um cartaz turístico da cidade de Quarteira, do Concelho de Loulé e da região algarvia.