Pedro Jóia espalhou o prazer da música em Loulé durante três dias a convite do Cine-Teatro

04 de junho 2019

Pedro Jóia, nome maior da guitarra clássica em Portugal, esteve presente em Loulé nos passados dias 16, 17 e 18 de maio a convite do Cine-Teatro Louletano para dinamizar masterclasses, apresentar um concerto e promover conversas performativas nas escolas do Concelho, no âmbito do Ciclo "Instrumentalia".

Foram três dias de prazerosa convivência e de entusiástica exploração da guitarra clássica junto de crianças (mais de 200 alunos e seus docentes) que responderam ao apelo. A Escola EB 2,3 Engenheiro Duarte Pacheco, em Loulé, recebeu Pedro Jóia nos dias 16 e 17 de maio, tendo este estabelecido contacto com quatro turmas daquela instituição pertencentes aos quinto e sexto anos.

O reconhecido músico falou informal e descontraidamente com os alunos sobre a sua vida, percurso artístico e influências maiores, interpretou vários temas, respondeu às questões dos mais pequenos e apelou à aprendizagem da música, sem esquecer os fascínios da guitarra clássica em particular, seu instrumento de eleição.

No seu périplo de mediação musical pela comunidade escolar, Pedro Jóia não deixou ainda de visitar a Escola EB Prof. Sebastião Teixeira, em Salir, onde foi muito bem recebido por alunos e docentes. Mais uma vez, o convidado interagiu com vários alunos, e incentivou à prática musical como hábito saudável e estimulante, falando do seu percurso pessoal e das suas influências e gostos artísticos.

Com esta iniciativa, o Cine-Teatro Louletano continua a reforçar, de um modo regular e continuado, a sua intervenção cultural ao nível da mediação, criando estratégias para aproximar os diferentes públicos das artes performativas.

Pedro Jóia dinamizou também uma masterclass de guitarra clássica no Auditório do Solar da Música Nova, privilegiando-se assim a dimensão formativa considerada fundamental neste ciclo "Instrumentalia". Numa estreita articulação com o Conservatório de Música de Loulé, a ação contou com a participação de vários alunos da classe de guitarra da referida instituição, bem como de outros alunos de Faro e Albufeira, para além de alguns participantes adultos adeptos do instrumento.

Foi uma oportunidade única para os formandos usufruírem da experiência eclética do prestigiado músico, bem como de inúmeros conselhos técnicos e artísticos sobre o mundo da música e da guitarra em particular.

Mas não faltou também a componente performativa nesta estada de Jóia em Loulé. Perante uma sala lotadíssima, o músico mostrou mais uma vez por que é a figura maior da guitarra clássica em Portugal. Revisitando Carlos Paredes, José Afonso, Carlos Gardel, Armandinho e outros, com inspiradas releituras que não deixaram ninguém indiferente, Pedro Jóia mostrou verdade natural, técnica e arrojo numa noite que ninguém esquecerá tão cedo.

O concerto, em jeito de "carta branca", realizou-se no Auditório do Solar da Música Nova, em Loulé, e contou com a participação especial de jovens de dois projetos de inclusão social apoiados pela autarquia louletana: "Akredita em Ti" (Quarteira); e "Caminhos" (Boliqueime), tendo os mesmos contactado previamente com o artista durante a tarde num ensaio assistido que visou, mais uma vez, aprofundar a dimensão de mediação artística e cultural que pretendemos incutir nestes formatos.

Todo o programa delineado visou responder aos objetivos de mediação artística e cultural traçados para o Auditório do Solar da Música Nova e deu início ao ciclo Instrumentalia que terá continuidade através de convites dirigidos a outros músicos de renome ligados a instrumentos específicos e diversificados.

Para mais informações os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289 414 604 (terça a sexta-feira, das 13h00 às 18h00) ou pelo email cinereservas@cm-loule.pt. Além disso, podem consultar toda a programação em shorturl.at/fmo132 ou o seu renovado website http://cineteatro.cm-loule.pt, ambos em permanente atualização, bem como a sua conta no instagram (cineteatrolouletano).

O Cine-Teatro Louletano é uma estrutura cultural no domínio das artes performativas da Câmara Municipal de Loulé e está integrado na Rede Azul – Rede de Teatros do Algarve e na Rede 5 Sentidos.