Município de Loulé monitoriza período crítico de incêndios florestais com reuniões operacionais

Proteção Civil

06 de agosto 2019

O Município de Loulé, através da sua estrutura Municipal de Proteção Civil, iniciou as Reuniões Operacionais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que irão realizar-se durante o período crítico dos incêndios florestais, à semelhança do que tem acontecido, em período homólogo, nos anos anteriores.

Estas reuniões, realizadas quinzenalmente, são essencialmente de carácter operacional, têm como principal objetivo a interligação permanente e a partilha de informação e monotorização entre as várias entidades e serviços que, no patamar municipal, constituem ou colaboram no dispositivo para a Defesa da Floresta contra Incêndios.

A base deste grupo de coordenação operacional e institucional é a análise quinzenal de ocorrências, nomeadamente do risco de incêndio, das ações de vigilância, combate, gestão das faixas de combustível e o planeamento integrado com medidas operacionais adequadas para a quinzena seguinte. Tendo em conta a estratégia municipal de prevenção e preparação para o flagelo que constituem os incêndios florestais no Município de Loulé, consegue-se, assim, uma resposta mais eficiente e proactiva.

Além do executivo municipal, que coordena estas reuniões, marcam presença nas mesmas o Serviço Municipal de Proteção Civil e o seu Gabinete Técnico Florestal, a Guarda Nacional Republicana com o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente  (SEPNA) e do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS), Bombeiros Municipais de Loulé, Equipa Municipal de Intervenção Florestal, Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, Exército Português, o representante das associações e clubes de caça do Concelho, Juntas de Freguesia e as unidades orgânicas da Câmara Municipal com intervenção nesta matéria.

No período compreendido entre 1 de julho e 30 de setembro, e caso não exista prorrogação do período crítico, está prevista a realização de 7 reuniões operacionais.

Estas reuniões operacionais, iniciadas em 2017, têm-se revelado como uma excelente prática de articulação entre as várias entidades que concorrem para este desígnio. Recorde-se que, no Algarve, Loulé é o município que tem o maior número de aldeias e aglomerados (um total de 141) integrados nas 4 freguesias classificadas com o primeiro grau de prioridade no âmbito Defesa da Floresta contra Incêndios: Alte (33), Ameixial (16), Salir (54) e União de Freguesias (38).