Exposição em Loulé evoca sismo de 1969

Proteção Civil

14 de agosto 2019

De 20 de agosto a 16 de setembro, vai estar patente ao público, nos Claustros do Convento Espírito Santo, em Loulé, uma exposição alusiva ao sismo de 28 de fevereiro de 1969, iniciativa da Câmara Municipal de Loulé, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e da Divisão de Cultura, Museu e Património.

No ano em que se assinala 50 anos desde este momento que assolou o país, em especial o Sul, a exposição “28 de fevereiro de 1969, memórias do sismo”, promovido pela Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (SPES) e Centro Europeu de Riscos Urbanos (CERU), tem como principal objetivo ajudar a preservar a memória coletiva do sucedido nessa data, lembrar o passado para compreender o presente e preparar o futuro, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.

Recorde-se que o sismo de 1969, de magnitude 7,9 na escala de Richter, deu-se pelas 3h41 de 28 de fevereiro. Atingiu o Sul de Portugal e a região de Lisboa mas também foi sentido no Norte, sendo considerado o mais importante do século XX em território nacional.

O sismo provocou alarme e pânico entre a população, cortes nas telecomunicações e no fornecimento de energia elétrica. Registaram-se 13 vítimas mortais em Portugal Continental, 2 como consequência direta do sismo e 11 indiretas.

É fortemente expetável que o território do concelho de Loulé, bastante atingido no passado por diversos abalos sísmicos, por se situar numa zona de sismicidade de grau 9 e 10 (“sismicidade máxima”), possuindo também as falhas sísmicas denominadas de Loulé e de Querença, venha a ser afetado com consequências graves por um evento relacionado com este risco natural pelo que a sensibilização para as medidas a adotar numa situação de catástrofe natural como é o caso de um sismo continua a ser uma das grandes apostas do Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé.

Refira-se que a inauguração desta exposição irá realizar-se no dia 20 de agosto, pelas 18h00, com enquadramento histórico do sucedido no Município de Loulé e apresentação de memórias vivas contadas na primeira pessoa.