Site Autárquico Loulé

Tuna Universitária Afonsina de Loulé vai ter nome em artéria da cidade

Tuna Universitária Afonsina de Loulé vai ter nome em artéria da cidade

Cultura

26 de novembro 2019

No próximo domingo, 1 de dezembro, pelas 10h30, vai ter lugar o descerramento de uma placa toponímica na cidade de Loulé com o nome “Travessa TUALLE”, em homenagem à Tuna Universitária Afonsina de Loulé.

No dia em que esta Tuna assinala 20 anos de existência, o seu nome passará a figurar na toponímia de Loulé, numa artéria que se inicia na Praça da República e termina na Rua Dª Filipa de Vilhena, mesmo no coração do fervilhar da vida universitária nas duas décadas em que as capas académicas coloriam as ruas da cidade.

A Câmara Municipal de Loulé considera que a memória do ensino universitário em Loulé deve ser preservada, uma vez que o Instituto Superior Dom Afonso III (1996-2016) deu uma nova vida à cidade, tendo formado alguns milhares de alunos e permitido criar novas dinâmicas urbanas. “Com o encerramento desta instituição universitária encerra-se um período de conhecimento na cidade, sendo a sua tuna universitária um feliz garante dessa memória académica”, consideram os responsáveis da Câmara Municipal de Loulé que pretendem, passados três anos do encerramento daquela instituição universitária, homenagear a sua Tuna.

Refira-se que, também no âmbito das celebrações do 20º aniversário da TUALLE, o Cine-Teatro Louletano recebe no sábado, 30 de novembro, pelas 21h30, um espetáculo comemorativo de música e muitas surpresas.

A Tuna Universitária Afonsina de Loulé continua a ser uma digna representante do extinto Instituto Superior Dom Afonso III (1996-2016). Foi fundada a 1 de dezembro de 1999, num dos mais emblemáticos cafés da cidade de Loulé - Café Calcinha – ,por cinco estudantes do Instituto: Emiliano da Silva, João Rodrigues, Júlio Miguel Guerreiro, Carlos Viegas e Hugo Lopes. Desde aí a Tuna tem tido várias atuações pelas diversas regiões de Portugal, desde Algarve passando pelo Alentejo, Estremadura, Beiras, Açores e Madeira. Com o espírito académico dos seus elementos e através da música leva a todos os recantos a alegria, boa disposição algarvia, elevando bem alto o nome da cidade de Loulé. Promove há já alguns anos o Festival FITUALLE.