Site Autárquico Loulé

Circuito de Transportes Urbanos arranca em Almancil

Circuito de Transportes Urbanos arranca em Almancil

Mobilidade

20 de dezembro 2019

Depois de Loulé e Quarteira/Vilamoura, a vila de Almancil vai passar a ter também um serviço regular de transportes urbanos, já a partir desta segunda-feira, 23 de dezembro.

A Linha Roxa terá um percurso que começa no centro urbano de Almancil, com paragens na R. João de Deus (Igreja), Av. 5 de Outubro (Pereiras), Av. 5 de Outubro (área comercial), R. do Comércio, R. do Emigrante (Farmácia/Clínica), Mercado, Escola Cónego Clementino de Brito Pinto, Jardim das Comunidades (Escola/Lar), Centro de Saúde (Parque de Estacionamento) e Av. Duarte Pacheco (área comercial). Haverá ainda paragens em pontos-chave desta freguesia como as localidades de S. Lourenço, onde se encontra o cemitério e a emblemática igreja, Troto, Esteval, Mar Shopping, Caliços e Vale Formoso.

A Linha Vermelha fará a ligação entre a estação ferroviária de Loulé e a paragem n.º1, na Rua do Vale Formoso.

Este serviço é gratuito para crianças até aos 12 anos de idade e funciona de segunda-feira a sábado, exceto feriados.

À semelhança do que acontece em Loulé e Quarteira/Vilamoura, até ao dia 6 de janeiro, o “Apanha-me!” de Almancil é gratuito para todos, como forma de apoio à dinamização do comércio local durante esta quadra festiva.

Esta iniciativa, que vem reforçar os serviços prestados pela empresa municipal Loulé Concelho Global ao nível dos transportes urbanos, reveste-se de especial importância numa das freguesias mais populosas do concelho de Loulé, onde residem muitos jovens e crianças em idade escolar, e com vários polos de serviços como é o caso do núcleo urbano da vila ou a zona dos Caliços onde se localizam algumas importantes superfícies comerciais da região.

Trata-se, pois, de uma ação enquadrada numa aposta nos transportes coletivos enquanto promotores de uma mobilidade mais sustentável e amiga do ambiente, como tem sido apanágio da Câmara Municipal de Loulé nos últimos anos.