Guarda Nacional Republicana em Almancil ganha novas instalações e reforço de efetivos

Proteção Civil

14 de fevereiro 2020

Almancil, porta de entrada dos principais empreendimentos turísticos da região e uma vila marcada pela diáspora já que são diversas as comunidades migrantes que aí residem, foi hoje palco da cerimónia inaugural do novo Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana. Um momento que contou com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que veio até ao litoral do concelho de Loulé sublinhar a importância da parceria entre o Governo central e a Autarquia local na requalificação dos equipamentos desta força de segurança.

Depois das inaugurações do Posto Territorial de Salir (em 2017) e do Subdestacamento de Quarteira (2019), a par de melhorias nas instalações de Loulé, o novo edifício da GNR em Almancil é o culminar desta união de esforços que, tal como salientou o Ministro, “tem dado frutos no concelho de Loulé”. Neste caso, foi celebrado, em 2016, um contrato de cooperação interadministrativa entre o MAI, o Município e a GNR – “pioneiro no país” -, que permitiu que este espaço moderno e funcional fosse agora uma realidade.

Trata-se de um edifício com uma localização privilegiada, perto de outros equipamentos públicos como o Estádio Municipal, a Escola EB2,3 Prof. António de Sousa Agostinho ou o Mercado, “de fácil acesso para o interior e exterior da vila” como explicou Rui Manuel Clero, 2º Comandante-Geral da GNR. Com uma zona de ação de 62 Km2, o Posto vai servir uma população de cerca de 10 mil habitantes “que aumenta exponencialmente nas épocas festivas e no verão”. “O novo Posto territorial, melhorando significativamente a qualidade de atendimento ao cidadão, melhora também as condições de trabalho para os nossos militares, constituindo, por isso, um incentivo para fazermos mais e melhor”, considerou o responsável desta força de segurança.

Também Vítor Aleixo, presidente da Autarquia, sublinhou a importância deste equipamento: “Este Posto foi sonhado há muito tempo. Não se trata de um luxo mas de uma real necessidade, tanto dos efetivos que nele irão trabalhar, como dos utentes e residentes desta área”. Uma área marcada pela atividade turística e, nessa medida, o edil voltou a salientar a componente da segurança para a escolha do destino turístico. “A nossa imagem de marca é a de um destino seguro, sereno, onde os visitantes podem, em qualquer época do ano, desfrutar em confiança dos seus dias de repouso”, afirmou o edil.

Estas palavras foram partilhadas por Eduardo Cabrita que disse que a segurança constitui “o ativo sem o qual não há contas certas, que faz a diferença para os investidores e para os turistas” mas que constitui também “um elemento essencial na garantia de um Estado de direito democrático”.

Refira-se que este investimento, que rondou os 1,2 milhões de euros, “foi inteiramente suportado pelo MAI” e insere-se numa linha de valorização que, através da Lei de Programação de Investimentos nas Forças e Serviços de Segurança, permitiu “transformar velhos sonhos em realidades palpáveis”.

Para além das novas instalações, Almancil ganha também um reforço no que respeita aos militares que aí operam. Dos novos 200 militares que iniciaram agora funções em todo o país, 5 ficarão alocados ao Posto de Almancil. O Ministro deixou um reconhecimento a toda a equipa que, durante todos estes anos, “em condições difíceis”, tem zelado pela segurança na freguesia de Almancil, “com grande brio e determinação e bons resultados no serviço às populações, sublinhando o decréscimo em termos das ocorrências registadas: 750 em 2014 e 560 em 2019.

Em breve o concelho de Loulé irá receber outro relevante equipamento da GNR – o Comando Territorial do Algarve da Guarda Nacional Republicana – naquele que será “um investimento significativamente superior”, como considerou Eduardo Cabrita.