COVID-19: Autarquia de Loulé lança novas medidas de prevenção

Autarquia

16 de março 2020

O grupo de trabalho criado pela Câmara Municipal de Loulé para acompanhar no concelho o desenrolar da situação relativa à pandemia da COVID-19 tomou hoje novas medidas que se inserem naquele que é o Plano de Contingência desta instituição, reforçando a atitude preventiva e de controlo que tem sido seguida nos últimos dias.

Assim, todos os parques infantis existentes no concelho serão encerrados, sendo colocado um aviso em cada um destes espaços. Trata-se de uma medida que se reveste de especial importância numa altura em que todas as escolas do país estão encerradas, o que poderia levar a um aumento do número de crianças nestes espaços e por conseguinte a um aumento do risco de contágio.

A mesma regra de encerramento por um período indeterminado é aplicada aos espaços geriátricos, outras zonas passíveis de constituir focos de contágio por se tratar de equipamentos direcionados para a atividade desportiva, com um elevado número diário de utilizadores.

O mercado semanal de fruta e legumes de Quarteira foi cancelado, tendo esta medida efeito a partir da próxima quarta-feira, dia 18 de março.

Relativamente aos funerais, além das medidas já comunicadas pela Igreja Católica, a Câmara Municipal de Loulé decretou agora o acesso condicionado aos cemitérios, sendo permitida a entrada a grupos até 20 pessoas.

Por outro lado, a Autarquia vai reforçar a entrega de luvas e máscaras aos operacionais dos serviços essenciais elencados no Plano de Contingência da Câmara Municipal, como é o caso da Proteção Civil, Bombeiros ou Salubridade.

A venda ambulante passará igualmente a ser proibida, à exceção da venda ambulante de bens alimentares, cujo horário irá até às 23h00.

O grupo de trabalho irá manter-se atento aos novos desenvolvimentos e, caso seja necessário e sempre que se justifique, dará novas orientações, reforçando, assim, o combate a esta pandemia.